">
Em 12 de setembro, o Icict recebeu uma missão do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, como parte do Termo Técnico de Cooperação (TCC) entre Brasil, Colômbia e Bolívia. O objetivo da missão foi conhecer os sistemas de informação em saúde ambiental. Um dos pontos importantes do encontro é o reconhecimento do trabalho da Fiocruz como Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no tema de saúde ambiental e sistemas de informação.
O grupo, composto pelo dr. Arturo Díaz, Diretor de Saúde Ambiental da Direção Geral de Saúde Pública da Colômbia e dr. Teófilo Monteiro, assessor de Saúde Ambiental da Representação da Opas/OMS na Colômbia, foi recebido pelo pesquisador Francisco Viacava, coordenador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) e por André Luiz Dutra Fenner, coordenador executivo do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente da Opas/OMS.
O Icict, que participa do Centro com o objetivo de prestar assistência técnica à OMS e a governos sobre Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) aplicados ao ambiente e à vigilância sanitária, apresentou o Atlas Água Brasil, um sistema digital de visualização e análise de indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde. O sistema colabora no entendimento da situação da água usada para consumo humano no país, estimulando o debate sobre a qualidade e cobertura dos serviços.
“Fiquei muito feliz em voltar ao Icict e ver como esse processo avançou. Sou um entusiasta do Atlas e outras atividades que são desenvolvidas aqui”, afirmou Teófilo Monteiro, que também é funcionário licenciado da Fiocruz.
Segundo Arturo Díaz, a visita foi importante para estreitar laços de cooperação e assessoria, uma vez que uma temática prioritária na Colômbia é Informação em Saúde. “Temos muitas expectativas na Colômbia e precisamos fazer alianças estratégicas e contatos com parceiros como a Fiocruz para fortalecer e melhorar a nossa estrutura de saúde”, disse.
Atlas Água Brasil
Tem como objetivo reunir um conjunto de indicadores e dados sobre condições de saúde, qualidade da água e saneamento básico no Brasil e retratar as condições dos sistemas de saneamento, da qualidade da água e das doenças de veiculação hídrica nos municípios brasileiros, por meio da produção de mapas temáticos, tabelas e gráficos, oferecendo informações geográficas indispensáveis à análise do controle e monitoramento da qualidade da água consumida e dos riscos relacionados às condições gerais de saneamento de forma que gestores públicos e cidadãos possam obter informações de qualidade.
Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental
Por sua experiência e seu reconhecimento internacional, a Fiocruz foi designada Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) em 3 de fevereiro de 2010, após sete anos de negociações.
Como Centro Colaborador da Opas/OMS em Meio Ambiente e Saúde Pública, a Fiocruz compartilha com outros países e regiões do mundo sua experiência em diagnóstico, intervenção, formação e competências educativas sobre questões do meio ambiente relacionadas à saúde pública.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar