Monitoramento da assistência hospitalar no Brasil é tema do 4º Boletim Proadess

por
Proadess
,
27/02/2019

A assistência hospitalar em sistemas de saúde de caráter universal vem sendo debatida à luz de desafios relacionados a mudanças nas demandas e condições de saúde dadas pelo envelhecimento da população, pela crescente prevalência de doenças crônicas, pelo aumento dos custos relativos ao desenvolvimento e à incorporação de tecnologia, entre outros aspectos. 

No Brasil, foi crescente, nas últimas décadas, a participação dos procedimentos de maior complexidade em relação aos demais nos recursos destinados à saúde. Considerando ainda a previsão legal da possibilidade de contratualização dos serviços privados de saúde em caráter complementar no SUS, é relevante a elaboração de estratégias e metodologias de monitoramento da a atenção hospitalar enquanto elemento das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no intuito de garantir a integralidade do cuidado. 

Nesse boletim, são apresentados indicadores do Proadess - Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde, para o período 2009 a 2017, sobre as características da rede hospitalar, considerando porte e esfera jurídica, no Brasil e nas Grandes Regiões. Em seguida, apresentam-se os indicadores considerando apenas o conjunto de hospitais públicos ou privados conveniados com o SUS, incluindo indicadores sobre o desempenho hospitalar. 

O Proadess tem como objetivo colaborar para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, contribuindo para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e disseminando informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos. Atualmente, o portal disponibiliza análises e publicações sobre o tema, bem como séries históricas de indicadores, gráficos e mapas temáticos para a avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro relativos a diferentes abrangências geográficas: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões de Saúde.

O 4º Boletim do Proadess pode ser baixado ao lado ou aqui

 

Crédito:

Imagens: Fiocruz Imagens | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Proadess - 4º Boletim - Monitoramento da Assistência Hospitalar no Brasil (2009-2017)

Indicadores do Proadess - Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde, para o período 2009 a 2017, sobre as características da rede hospitalar, considerando porte e esfera jurídica, no Brasil e nas Grandes Regiões

Assuntos relacionados

O Proadess e a avaliação do sistema de saúde

Entrevista com o pesquisador Francisco Viacava, coordenador do Programa de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde

Atualização em Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde: inscrições abertas

Curso presencial, com 20 vagas, é baseado na metodologia Proadess e tem inscrições abertas até 04/10/2018

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS