Neuropsiquiatra americano Carl Hart visita o Icict

por
Graça Portela
,
08/05/2014

O pesquisador e neuropsiquiatria Carl Hart, neurocientista e professor do Departamento de Psicologia e Psiquiatria da Universidade de Columbia (NY) e membro do Conselho Nacional dos Estados Unidos sobre Abuso de Drogas, esteve no Icict na quinta-feira (8/5). Ele veio encontrar o pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), responsável pela Pesquisa Nacional de Crack (realizada em 2013).

Carl Hart estava acompanhado de representantes do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes, e do Instituto Igarapé, que desenvolve projetos alternativos para segurança e desenvolvimento. O pesquisador americano também conversou com o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, e almoçou com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, na Residência Oficial. Após o almoço, Carl Hart seguiu com o grupo para visitar o “Consultório na Rua” de Manguinhos, que atende dependentes químicos de crack.

Ele está no Brasil para participar de palestras e divulgar o lançamento de seu livro “High Price – um preço muito alto” no Brasil. Com ideias, consideradas polêmicas, Carl Hart, apoiado em seus estudos, afirma que os problemas sociais, como a pobreza, falta de educação e desemprego crônico são fatores mais preponderantes do que o potencial viciante das substâncias químicas. Em entrevista ao site DemocracyNow.com, traduzida pela revista Carta Maior, o pesquisador afirmou: “uma das coisas que me chocaram foi o fato de ter descoberto que de 80% a 90% das pessoas que usam drogas como o crack ou a heroína não são viciadas."

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Galeria de fotos

Umberto Trigueiros, Francisco Inácio e Carl Hart
Paulo Gadelha (terceiro da esq. para dir.) com Carl Hart, em momento de total descontração
Calr Hart e Francisco Inácio Bastos
A imprensa acompanha a visita de Carl Hart à Fiocruz

Assuntos relacionados

Escola de Magistratura do Estado debate drogas e sociedade no dia 9/5

Francisco Inácio Bastos, coordenador da maior pesquisa mundial sobre crack, estará presente ao lado de Carl Hart

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS