No Icict, debate sobre “Elementos para o Planejamento Regional em Saúde”

por
Bel Levy (Saúde Amanhã)
,
16/02/2017

Como organizar a distribuição de equipamentos e procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pelo território brasileiro, considerando as tendências futuras na dinâmica de distribuição espacial da população? As complexidades que envolvem a questão estão em pauta na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, durante a reunião de difusão do projeto Brasil Saúde Amanhã, intitulada “Elementos para o Planejamento Regional em Saúde”. O evento será realizado no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), de 10h as 13h30, com transmissão on-line.

Na ocasião, os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Monica Magalhães, Tadeu Ribeiro e Mauricio Silva apresentarão o estudo “População e Saúde: distribuição espacial da população e os serviços de saúde”, desenvolvido no âmbito da rede Brasil Saúde Amanhã. O debate será dinamizado por Ana Luiza Viana, da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Viacava, do Icict/Fiocruz e Luciana Dias de Lima, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Distribuição espacial da população: um olhar para o futuro

Para traçar os cenários futuros para a organização do sistema de saúde a partir da dinâmica de distribuição espacial da população, o estudo percorreu três etapas. Na primeira, os pesquisadores realizaram estimativas populacionais, tendo como horizonte o ano de 2030, de modo a construir cenários demográficos para cada uma das Regiões de Articulação Urbana – recortes de grande dimensão territorial que abrigam uma cadeia de centros, desde os de maior hierarquia até centros locais, englobando todo o sistema urbano do país.

Em seguida, traçaram o perfil do dinamismo demográfico e econômico nesses recortes espaciais, levando em consideração regiões de atração e esvaziamento populacional e o desempenho econômico das regiões. Em uma segunda etapa, os equipamentos e procedimentos do SUS foram mapeados por complexidade, segundo as Regiões de Articulação Urbana, e relacionados ao contingente populacional. Por fim, os pesquisadores dimensionaram as necessidades futuras de equipamentos e procedimentos, de acordo com as projeções populacionais para 2030.

A reunião “Elementos para o Planejamento Regional em Saúde” será transmitida on-line, acompanhe: www.saudeamanha.fiocruz.br

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Lançado o livro “Brasil Saúde Amanhã: População, Economia e Gestão”

Publicação, organizada por José Noronha e Paulo Gadelha, dentre outros, apresenta prospecção estratégica da saúde no País.

Saúde Amanhã lança canal próprio no Youtube

Inscreva-se no canal para acompanhar as atividades do projeto

Portal Saúde Amanhã lança série de entrevistas sobre o sistema de saúde

Entrevista com Walter Ramalho (UnB), cobertura da palestra de Venkat Raman e podcast com José Noronha são algumas das novidades

Portal Saúde Amanhã traz cenários para prospecção da saúde no Brasil

Portal desenvolvido no Icict foi lançado na semana de aniversário dos 114 anos da Fiocruz

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS