">
Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
O SUS é único, mas o cuidado não: conceito ampliado de saúde em destaque no programa VideoSaúde
A programação de dezembro da VideoSaúde que vai ao ar no Canal Saúde homenageia os povos originários e também traz temas como a biodiversidade e o uso de fitoterápicos, a arte como ferramenta complementar do tratamento de pacientes psiquiátricos e a importância do aleitamento materno.
Em 10 de dezembro são comemorados o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional dos Povos Indígenas, destacando a urgência das questões de saúde dos povos tradicionais, o documentário “Somos todas artesãs” expõe a crise humanitária que levou o povo Warao a migrar da Venezuela para o Brasil em busca de melhores condições de vida.
No Dezembro Vermelho, mês da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, o documentário “Histórias e cuidados de pessoas vivendo com HIV” traz uma reflexão sobre os preconceitos e anseios de pessoas portadoras do vírus.
O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação completa do mês.
O reflexo do estigma e o preconceito ainda afetam quem vive com HIV, dificultando tanto na assistência médica quanto no tratamento social. O documentário aborda relatos e trajetórias pessoais e a visão de profissionais de saúde que trabalham e defendem a humanização do atendimento.
Reprises:
4/12, quarta, às 22h30
6/12, sexta, às 22h30
8/12, domingo, às 21h30
Uma profunda reflexão sobre a etnia indígena Warao, nome que pode ser traduzido por “Povo d’Água”, fazendo alusão ao seu contexto original às margens do delta do Rio Orinoco, na Venezuela. Essa etnia, que foi a primeira a ser atingida pela crise social e econômica do país, passou a viver em áreas urbanas onde enfrenta a inadequação e a marginalidade social. Tal situação levou os Warao a atravessar a fronteira com o Brasil em busca de melhores condições de vida.
Reprises:
11/12, quarta, às 22h30
13/12, sexta, às 22h30
15/12, domingo, às 21h30
16/12 - Arboviroses: educação, participação e ações no território
Os resultados de uma pesquisa-ação sobre arboviroses voltada para professores e estudantes da educação básica, comunidade e profissionais da saúde. A ação é realizada em 4 territórios: Ceilândia, no Distrito Federal, Manguinhos, na capital do Rio de Janeiro, Maricá e região da Bocaina, ambas no estado do Rio de Janeiro.
Reprises:
18/12, quarta, às 22h30
20/12, sexta, às 22h30
22/12, domingo, às 21h30
Nutrição na primeira infância
Por um lado, a fome e a insegurança alimentar atingem em diferentes graus mais da metade da população brasileira. Por outro lado, o lobby da indústria de alimentos para a venda de produtos ultraprocessados que oferecem baixo valor nutritivo a preços acessíveis. O documentário aborda os três caminhos possíveis para solucionar essa questão: produção de alimentos saudáveis, renda digna e consumo consciente.
Copinho do amor - Brasil, aqui tem SUS - Macapá – AP
A oferta de copinhos dosadores de medicamentos durante as consultas incentiva a alimentação exclusiva de recém-nascidos com leite materno até os seis primeiros meses de vida, sem deixar que a mãe seja a única responsável por isso. Durante o pré-natal, a equipe de saúde orienta os pais sobre como a mãe pode retirar o leite e armazená-lo por até seis horas na geladeira. Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por mapear e acompanhar as mães com dificuldade na amamentação com visitas semanais pela equipe composta por enfermeiras e técnicas que auxiliam no processo, ensinando a usar o copinho, realizar massagens e cuidados especiais.
Reprises:
25/12, quarta, às 22h30
27/12, sexta, às 22h30
29/12, domingo, às 21h30
O SUS cresce com (o) as Plantas
A reimplantação de hortos agroflorestais biodinâmicos medicinais no SUS-DF: uma experiência continuada e potente, centrada nas pessoas, para além do produto que advém das atividades, sendo os fitoterápicos.
O que a gente aprende com a floresta
O vídeo acompanha o trabalho desenvolvido pelo médico de família e comunidade Marcos Trajano, na unidade básica de saúde 1 do Lago Norte, em Brasília, que usa o terreno externo da unidade para envolver a comunidade através das plantas medicinais e do trabalho com a terra em si. Ele conta um pouco da sua trajetória até chegar à UBS, mostrando como foi importante trazer para o seu dia a dia e dos usuários do SUS que ali estão o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), do sistema de agrofloresta e da biodinâmica.
Reprises:
1º /1, quarta, às 22h30
3/1, sexta, às 22h30
5/1, domingo, às 21h30
Documentário sobre o grupo musical Harmonia enlouquece, formado por médicos e pacientes de saúde mental do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro.
Reprise: 2/1, quinta-feira, às 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar