Observatório Covid-19 e Editora Fiocruz lançam e-book sobre impactos sociais da pandemia

por
Marcela Vieira (Editora Fiocruz) / Agência Fiocruz de Notícias
,
28/04/2021

Refletir e agir sobre os efeitos de uma pandemia vai muito além do processo saúde e doença. No Brasil e em outros países, são várias as iniciativas encabeçadas por organizações, movimentos, instituições, acadêmicos, pesquisadores e especialistas das áreas de ciências sociais e humanidades que vêm analisando os fenômenos causados pela emergência global da Covid-19 a partir de marcadores sociais diversos, como raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica social e econômica. É com esse intuito que o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz lançaram na quarta-feira (28/4), o livro Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia, e-book que já está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros

Organizado pelos pesquisadores Gustavo Corrêa Matta, Sergio Rego, Ester Paiva Souto e Jean Segata, o volume é o segundo da série Informação para Ação na Covid-19, uma parceria entre o Observatório e a Editora Fiocruz. Para marcar o lançamento, os organizadores participam, no dia 29 de abril, às 9h30, de um webinar para apresentar a obra. O evento virtual, que será transmitido pelo canal da VideoSaúde da Fiocruz no YouTube, conta também com a participação de Carlos Machado de Freitas, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz.

Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil segue a ideia central da iniciativa encabeçada pelo Observatório: reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. "Analisar e intervir sobre os fenômenos decorrentes da circulação e transmissão não se resume a identificar o vírus, compreender sua disseminação e controlá-lo. A colocação em cena da Covid-19 em diferentes contextos, espaços e linguagens, especialmente em situações de extrema desigualdade sociossanitária, expõe a multiplicidade e especificidade do fenômeno pandêmico (...)", afirmam os organizadores na apresentação do e-book. Dessa forma, a coletânea – que contempla 17 capítulos, divididos em três partes – viabiliza o acesso do público a um panorama de debates, ações e trabalhos que vêm sendo realizados - sob os mais diferentes prismas sociais - para o enfrentamento da crise humanitária. 

“O recorte abrange os meses de janeiro a junho de 2020. A partir da primeira notícia sobre o anúncio da doença na China, seguindo o noticiário de um jornal de referência nacional, O Globo, com a coleta das capas de versão impressa no acervo digital do jornal e os textos publicados em no site, por meio da ferramenta de busca da Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O material empírico incluiu também a apuração realizada por Fato ou Fake, serviço de checagem do Grupo Globo criado em 2018, quando o fenômeno da desinformação já era apontado como risco. Focalizamos as emoções acionadas nas postagens, e não o trabalho de apuração”, conforme está explicado na introdução.

Pesquisadores do Icict tamém contribuíram com dois capítulos: “Covid-19 nas favelas: cartografia das desigualdes” assinado por Renata Gracie, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis) e André Luiza da Silva lima, André R. Santos Périssé, Bianca Leandro, Carlos Eduardo Batistella, Fábio Araújo, José Leonídio Madureira de Sousa Santos, Jussara Angelo, Mariane Martins e Roberta Gondin de Oliveira; e das pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), Kátia Lerner, Janine Cardoso e Tatiana Clébicar, com o artigo “Covid-19 nas mídias: medo e confiança em tempos de pandemia”.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS