1ª Oficina de Seleção de Indicadores de Exposição e Efeito para Doenças Transmitidas por Vetores

O Icict promoveu, em novembro de 2010, a 1ª Oficina de Seleção de Indicadores de Exposição e Efeito para Doenças Transmitidas por Vetores. A iniciativa selecionou indicadores ambientais, climáticos, sociais e de saúde que auxiliam no monitoramento das doenças transmitidas por vetores, como dengue, febre amarela, leishmanioses e malária, e sua relação com as mudanças climáticas e ambientais.

Foram apresentadas experiências de análise sobre doenças transmitidas por vetores de alguns sistemas de informação que disponibilizaram dados de instituições como Datasus, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). Participaram do encontro representantes de instituições de pesquisa, secretarias municipais e estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde.

O evento fez parte das atividades do Observatório de Clima e Saúde, iniciativa coordenada pelo Icict em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que identifica e analisa situações, tendências e padrões climáticos, relacionando-os às condições de saúde das regiões brasileiras.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS