Participação expressiva no ICML9

por
Ascom
,
25/11/2005

50 autorias, 36 apresentações (entre pôsteres e trabalhos livres), 60 horas de gravação, três boletins em vídeo para a Internet, um programa de TV, um documentário, transmissão via Internet, um estande da unidade, participação no estande do Ministério da Saúde e assessoria de imprensa. Essa foi a participação do Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict) da Fiocruz, no 9º Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas (ICML9), no centro de convenções, em Salvador (BA), entre os dias 20 e 23 de setembro. O Cict também participou de atividades que antecederam ao encontro como o 7º Congresso da América Latina e Caribe de Informação Cientifica em Saúde (CRICS), a 4º Reunião da Coordenação Regional de BVS’s, reunião da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a reunião do comitê consultivo, no Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz (CPqGM).

Por que participar do ICML9?

O ICML9 é um congresso mundial que reúne as principais discussões e debates em torno da informação cientifica em saúde, esteja ela na internet ou na biblioteca, nas academias ou nas páginas dos jornais. Para a nona edição, o tema escolhido foi a eqüidade na informação em saúde, e a participação do Brasil não poderia ser mais oportuna, pois o tema reflete o projeto de eqüidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro fator que reforça a participação de instituições públicas no congresso é que, pela primeira vez, o ICML9 foi realizado na América Latina. Na edição anterior, a cidade sede foi Londres e a próxima, será a vez da Austrália, o que coloca a edição de Salvador como uma oportunidade única do Brasil participar ativamente de um encontro para discutir a informação em saúde.

A Fiocruz e o ICML9

A Fundação Oswaldo Cruz, ao longo dos seus 105 anos, sempre esteve envolvida com a produção e tratamento da informação científica em saúde. A Fiocruz, por exemplo, é uma das precursoras do projeto de bibliotecas virtuais em saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas/Bireme).

Com o ICML9 não seria diferente. A Fiocruz abraçou esse desafio, sendo co-participante do encontro, mobilizando seus saberes e serviços para promover a discussão da informação cientifica e tecnológica em saúde, em Salvador. Unidades como a Casa de Oswaldo Cruz, o Instituto Fernandes Figueiras, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), a Escola Politécnica Joaquim Venâncio e os Centros de pesquisa da Fiocruz, participaram do evento junto ao Cict.

Participaram do ICML9 o presidente da Fundação, Paulo Buss, como membro do comitê de honra, Paulo Gadelha, vice-presidente, como o único brasileiro que falou sobre a política de informação apoiada nos princípios do SUS, Ilma Noronha, diretora do Cict, membro do comitê nacional e da secretaria executiva e Jussara Long, chefe da Biblioteca da Ensp, também da secretaria executiva.

Trabalhos e pôsteres

O terceiro andar do centro de convenções foi destinado à mostra de 164 pôsteres e ao I Festival de Humor em HVI e Aids. O Cict levou, para o ICML9, 27 pôsteres sobre trabalhos que iam desde estudo em comunicação em saúde até pesquisas sobre acervos de periódicos.

Nas sessões de trabalhos livres, o Cict compareceu com 9 apresentações. Pesquisa sobre comunicação e aids, sobre a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, sobre as estratégias de comunicação na 12º Conferência Nacional de Saúde são alguns dos temas levados pela unidade para o congresso. Ao todo, os trabalhadores do Cict foram autores em 50 trabalhos, alguns em parceria com outras unidades da Fiocruz.

VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz

A abertura do ICML ficou por conta de um vídeo clipe produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O clipe traçou um panorama da situação da saúde no Brasil, valorizando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a apresentação, a platéia aplaudiu o trabalho da distribuidora da Fiocruz.

Outro trabalho da distribuidora foi a cobertura audiovisual do evento. A equipe do departamento de comunicação em saúde (DCS) da unidade foi responsável pela transmissão do evento via Internet, bem como pela produção de um documentário, de um programa para a UTV (TV universitária) e por produzir três boletins para serem exibidos na página do evento.

Comunicação e divulgação

O ICML9 contou com uma feira de expositores, divulgando editoras e instituições de pesquisa. O Cict integrou o estande do Ministério da Saúde, levando as principais ações da unidade e da Fiocruz para Salvador. Além disso, a unidade montou seu próprio estande, para divulgar a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que está prestes a completar 18 anos, com mais de 3 mil títulos para empréstimo, consulta e reprodução.

A assessoria de comunicação do Cict também participou do ICML, apoiando a assessoria da Opas/Bireme.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Fim do ICML9, recomeço da equidade

Entre os dias 20 e 23 de setembro, foram apresentados 208 trabalhos livres e 164 pôsteres voltados para a discussão da eqüidade da informação em saúde, tema do evento

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS