Pesquisador do Icict está entre os selecionados no Programa de Internacionalização Capes/Fiocruz

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
12/11/2020

O pesquisador Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde do Icict, foi contemplado no Programa de Internacionalização da Fiocruz em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para realizar um estudo como pesquisador visitante na Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A pesquisa é uma continuação de um projeto financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates em conjunto com o Ministério da Saúde, CNPq e DECIT, e será realizado a partir do início do ano de 2021. Nessa nova etapa, ele irá aprofundar a avaliação do impacto de intervenções hospitalares em aleitamento materno, utilizando uma metodologia quasi-experimental baseada em modelagens estatísticas com dados de maternidades brasileiras.

Seu plano de trabalho inclui a finalização do estudo que avalia o impacto das políticas pró-aleitamento materno hospitalares, a inserção internacional da rede de pesquisa sobre o tema no Brasil em parceria com instituições de pesquisa internacionais e a capacitação de profissionais de pesquisa da área, formando um time multidisciplinar.

O pesquisador foi contemplado em segundo lugar como professor visitante no exterior - categoria júnior -, e, na Universidade de Yale, contará com a colaboração do professor e pesquisador Rafael Pérez-Escamilla, diretor da área de concentração em saúde global na Escola de Saúde Pública americana.

Em entrevista, o pesquisador apresenta mais detalhes sobre o projeto. Leia abaixo:


Foto: Raquel Portugal - Icict/Fiocruz

Qual a importância desta premiação para a realização da pesquisa?
Essa pesquisa é a continuação de um projeto financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, em conjunto com o Ministério da Saúde e o CNPq, que avaliou aspectos relacionados  à evolução da implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e dos Bancos de Leite Humano no Brasil, e sua correlação com a mortalidade neonatal. Serão avaliados aspectos relacionados ao custo-benefício da implementação dessas tecnologias hospitalares de aleitamento materno na mortalidade neonatal. A bolsa concedida pela CAPES/Fiocruz possibilitará trabalhar presencialmente em uma das universidades mais influentes do mundo 

Como elegeu a instituição a ser parceira do estudo e como vai ser seu trabalho quando estiver lá? 
A parceria com o professor Rafael Péres-Escamilla, de Yale, se iniciou em 2011 quando fiz uma visita à sua instituição por meio de uma bolsa da Fullbright/CAPES. Desde então temos escrito artigos científicos e desenvolvido projetos de pesquisa conjuntamente. A escolha de Yale se deu naturalmente em função dessa parceria, e o fato dessa universidade estar sempre entre as dez melhores instituições de ensino do mundo é um dos pontos que contaram à favor. 

Ademais, a Fiocruz e Yale formalizaram um acordo amplo de pesquisa que permite o intercâmbio de professores e alunos sem custos adicionais (as chamadas "tuition fees"), sendo reservados espaços de trabalho e acesso à toda a infraestrutura acadêmica da instituição, facilitando em muito o trabalho por lá. O contato com outros professores também é um aspecto positivo, ampliando as possibilidades de intercâmbio de alunos e professores de ambas instituições.

Será possível ir no contexto da Covid-19?
Em tempos de evolução descontrolada da epidemia de Covid-19 nos EUA, e diante de incertezas de quando a aprovação e distribuição de vacinas efetivas contra o vírus ocorrerão, não é possível afirmar que a ida ocorrerá no tempo previsto (março de 2021), podendo ocorrer prorrogação ou mesmo cancelamento da mesma conforme o previsto no edital da PRINT/Fiocruz. Atualmente a recepção de professores visitantes em Yale está suspensa, situação essa que será revisada em dezembro de 2020. Estou na torcida para que tudo corra bem.

Em que etapa se encontra agora e quais serão os próximos passos?
As bases de dados e análises estão prontas, sendo a próxima etapa o aperfeiçoamento e aprofundamento, em parceria com Yale. Estamos aguardando os encaminhamentos necessários do programa de internacionalização. 
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Pesquisa aponta que índice de aleitamento materno aumentou nas últimas décadas

Entre crianças menores de 4 e de 6 meses, taxa de amamentação exclusiva vem subindo no Brasil desde 1986

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS