Podcast Revozes – A presença de travestis e transexuais na Ciência

por
Roberto Abib (Reciis)
,
02/08/2022

Crédito da Arte:  Luciana Rocha (Multimeios/Icict)

(Re) existir na Ciência. Esse foi o caminho percorrido pela professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Luma Nogueira de Andrade, para se tornar a primeira doutora travesti no país.  No ep. #4 do Revozes ‘Travestis e transexuais nas ciências’, Luma narra sua trajetória de vida articulada com suas vivências e a pesquisa cientifica.  

O tema dessa conversa foi inspirado na entrevista concedida pela professora e pesquisadora à Reciis n. 13, n. 2 do ano de 2019, ‘Assujeitamento e disrupção de um corpo que permanece e resiste: possibilidade de existência de uma travesti no ambiente escolar’. O texto compõe o dossiê ‘40 anos do Movimento LGBT no Brasil: comunicação, saúde e direitos humanos’. Os estudos da cientista tiveram início nas ciências biológicas, de onde também surgiram estranhamentos e questões no que se refere ao corpo e à sexualidade. A partir disso, a pesquisadora passa a construir críticas sobre o conhecimento biológico em articulação com as ciências humanas.  

A sua existência, construída no interior do estado do Ceará, provocam a professora Luma Nogueira a dissertar, na linguagem científica, sobre outras possiblidades de ser travesti. No doutorado, Luma desenvolve uma tese sobre a disciplina e a (re)existência de jovens travestis às normas educacionais, propondo condições de ‘fuga’ e ‘táticas’ para existir e permanecer também no lugar da educação, da ciência. No programa, a professora conta sobre os estranhamentos gerados pela sua existência no espaço educacional, deslocando-se das ruas e prostituição, lugares-comuns da presença travesti.   

O podcast Revozes é uma ação do projeto ‘Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis’, o qual tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência por meio da revista eletrônica do Icict, de modo a ampliar e tornar acessível o alcance do conhecimento científico no país.  

Ouça o ep. #4 ‘Travestis e transexuais nas ciências’ em: 

https://open.spotify.com/episode/7aR5XDdrWrEqxBVmaU46OC?si=34bcd541d5d94...

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS