Pós-graduação do Icict divulga edital de credenciamento para docentes

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
08/09/2021

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), da Fundação Oswaldo Cruz, informa a abertura de Processo de Credenciamento de docentes para o próximo quadriênio (2021-2024).

Inicialmente, serão disponibilizadas até 6 vagas para as Linhas 1 e 2 do Programa, nos seguintes perfis:

Linha 1: “Produção, Organização e Uso da Informação em Saúde”

Perfil 1.1

- 1 (uma) vaga para docente com especialidade no estudo do sistema de saúde brasileiro, das políticas públicas de saúde e da sistematização de informações epidemiológicas, demográficas, socioeconômicas e ambientais para a formulação de políticas públicas e para a reflexão sobre a determinação social dos processos de saúde-doença.

Perfil 1.2

- 1 (uma) vaga para docente com especialidade no estudo do campo da ciência da  informação em suas interfaces com a saúde, das políticas, processos e práticas de organização, acesso e uso da informação científica em saúde e da competência informacional em saúde.

Perfil 1.3

- 1 (uma) vaga para docente com especialidade na análise de redes sociais com o foco na produção, circulação, avaliação e apropriação de conhecimentos sobre ciência e tecnologia em saúde, na abordagem interdisciplinar entre a ciência da informação e a saúde coletiva e no estudo dos métodos digitais em suas relações com a saúde.

Linha 2: “Informação, Comunicação e Mediações em Saúde”

Perfil 2.1

- 1 (uma) vaga para docente com especialidade no campo da comunicação em suas interfaces com a saúde coletiva, especialmente no que diz respeito à análise da produção de sentidos sobre saúde nas mídias e aos usos sociais das mídias nos processos de saúde-doença-cuidado.

Perfil 2.2

- 1 (uma) vaga para docente com especialidade no campo da comunicação em suas interfaces com a saúde coletiva, especialmente no que refere ao estudo das metodologias associadas à análise da cultura digital e do lugar da internet, das comunidades virtuais e das mídias sociais na produção, circulação, avaliação e apropriação de saberes sobre saúde.

Perfil 2.3

- 1 (uma) vaga para docente com especialidade na análise do direito à saúde em suas interfaces com a comunicação e a informação, das políticas públicas de comunicação e informação em suas conexões com a saúde e da estruturação dos sistemas de comunicação e de saúde no Brasil em suas determinações políticas, econômicas e culturais.

Podem se submeter ao processo de credenciamento ao quadro de docentes do PPGICS portadores de título de doutor reconhecido pela Capes/Ministério da Educação ou obtido no exterior e devidamente revalidado, desde que sejam profissionais com vínculo empregatício ativo na Fundação Oswaldo Cruz ou em outras instituições com atividades de ensino e pesquisa com sede no estado do Rio de Janeiro.

Os candidatos poderão ser credenciados como permanentes ou colaboradores, a depender de decisão da Comissão do Pós-Graduação do Programa.

As inscrições para o processo começam hoje, 08/09, e serão finalizadas no dia 04/10.

Confira o edital completo no site do PPGICS.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado 2022, do PPGICS

Estão disponíveis 14 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado. Inscrições devem ser feitas até 23/9

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS