PPGICS: Defesa aborda participação popular em ações de comunicação da Fiocruz

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
16/09/2022

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict, realiza no dia 23 de setembro (sexta-feira), a defesa de dissertação de Mestrado de Luiza Gomes Henriques, intitulada “Quando o Outro Fala por Si: gradiente de participação popular em ações de comunicação da Fundação Oswaldo Cruz em tempos de epidemias”. A orientadora é Inesita Soares de Araujo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ). A defesa será realizada no Campus Fiocruz Maré, na sala 402, às 14 horas.

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: Quando o Outro Fala por Si: gradiente de participação popular em ações de comunicação da Fundação Oswaldo Cruz em tempos de epidemias

Aluna: Luiza Gomes Henriques

Orientadora: Inesita Soares de Araujo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares:

  • Dr.ª Janine Miranda Cardoso (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
  • Dr. Adriano de Lavôr Moreira (RADIS/ENSP/FIOCRUZ)

Suplentes:

  • Dr. Sandro Tôrres de Azevedo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
  • Dr.ª Juliana Krapp Guimarães (CTIC/ICICT/FIOCRUZ)

Data: 23/09/2022 - Sexta-feira | Horário: 14 horas

Local:  Sala 402 – Prédio Sede do Campus Maré

Resumo: A pesquisa teve o objetivo de analisar o lugar de interlocução das organizações populares em ações de comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) direcionadas para população moradora de favelas e periferias durante eventos de epidemias. A proposta de pesquisa toma como referenciais para análise dessas ações os modelos que vieram forjando o campo da comunicação social desde o século XX especificados nas abordagens informacionais (transferenciais, lineares, verticais e monológicas); as filiadas à epistemologia freireana (de natureza dialógica e horizontal); e as apoiadas nas teorias da produção social do sentido, que valorizam a multiplicidade de vozes (polifonia) e os contextos dos sujeitos na cena social. A partir deles, visa identificar essas abordagens nas ações de comunicação empreendidas pela instituição no contexto da pandemia de Covid-19 em 2020, e se estas evidenciam uma permanência ou uma ruptura em relação às perspectivas teóricas e metodológicas postas em movimento durante as epidemias de Dengue (2008) e Zika (2015), na interlocução da Fiocruz com os referidos atores sociais, no Rio de Janeiro. Com isso, também se pretendeu gerar memória sobre práticas de comunicação voltadas para enfrentamento de crises sanitárias que materializem – ainda que de forma parcial - perspectivas mais democráticas de comunicação, que levem em consideração o princípio da participação e da equidade, dois entre os que fundamentam o Sistema Único de Saúde.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS