">
Serão defendidas entre os dias 30 e 31 de agosto, três dissertações de mestrado de alunas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict.
As duas primeiras serão na terça-feira (30/8) e abordarão a relevância dos dados de deficiência no Brasil, a partir dos Censos Demográficos e a arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais na área da saúde. A primeira, que será a única presencial, é da aluna Íris Nascimento de Souza, que tem como orientadora a pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde e coordenadora do Gise - Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento, ambos do Icict. Já a segunda dissertação serão defendida por Diana Amado Baptista dos Santos, orientada por Josué Laguardia, do Programa de Pós-Graduação.
Na quarta-feira, 31/8, é a vez de Josilene Ferreira da Silva que defenderá a dissertação A Comunicação Científica no Contexto da Covid-19: um olhar exploratório sobre os preprints, que foi orientada por Rosana Abdala Lins, pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts)/Icict.
As duas últimas defesas serão realizadas por meio da Plataforma Zoom. Veja abaixo mais informações.
Título: Produção de Informação sobre a Deficiência no Brasil: relevância dos Censos Demográficos
Aluna: Íris Nascimento de Souza
Orientadora: Dalia Elena Romero Montilla (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Junior (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Luciana Castaneda Ribeiro (PROFEPT/IFRJ)
Suplentes
Dr. Ricardo Antunes Dantas de Oliveira (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Aline Pinto Marques (LIS/ICICT/FIOCRUZ)
Data: 30/08/2022 - 3ª feira | Horário: 14 horas
Local: Av Brasil, 4036 - Sala 402 – Prédio Sede do Campus Maré
Resumo:
A deficiência não está limitada a uma minoria, pois ela é um fato previsível ao longo da vida das pessoas, tal qual o envelhecimento. Torna-se importante destacar que o envelhecimento vem acompanhado de alterações fisiológicas e metabólicas no corpo humano e em muitos casos os fatores genéticos, ambientais e sociais podem provocar não somente o surgimento de comorbidades, mas também impactar a qualidade de vida e funcionalidade dos indivíduos (KREUZ; FRANCO, 2017).
Entender que a deficiência é algo passível a todos, levanta a questão da necessidade de elaboração de políticas públicas que propiciem uma sociedade mais sensível à diversidade e as necessidades dos indivíduos (MEDEIROS; DINIZ; 2004). Nesse sentido, a produção de dados é de intensa importância, pois favorece a criação de informações que posteriormente se transformará em conhecimento para o planejamento de ações (BRANCO, 2006) e o Censo Demográfico, por seu caráter universal é a principal fonte de informação sobre a deficiência no país. Por isso, os questionamentos iniciais desta pesquisa são: Quais são os conceitos de deficiência e envelhecimento adotados no Brasil durante o século XXI? Como tem sido a produção de dados sobre a deficiência, especialmente em idosos no Brasil? Como a mudança na pergunta sobre deficiência de um período para o outro afeta as estimativas de prevalência?
O objetivo geral desta dissertação foi analisar a produção de informação sobre o que diz respeito à deficiência e o envelhecimento nos Censos Demográficos do Brasil a partir do modelo de referência de funcionalidade e deficiência/incapacidade da Organização Mundial de Saúde (OMS) contido na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Este trabalho foi baseado numa metodologia de revisão bibliográfica e análise dos instrumentos de avaliação da deficiência, dividido em três capítulos.
Foi constatado a importância dos Censos demográficos estarem em consonância com as Recomendações Internacionais e a necessidade de haver uma efetiva comunicação entre os órgãos governamentais produtores desses dados/informações e especialistas no tema da deficiência no intuito de potencializar os resultados de modo a propiciar reais melhorias nas aquisições de direitos e qualidade de vida dessa população.
Título: Arquitetura da Informação em Ambientes Informacionais Digitais na Área da Saúde: revisão de escopo
Aluna: Diana Amado Baptista dos Santos
Orientadora: Josué Laguardia (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Drª Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Aline da Silva Alves (CTIC/ICICT/FIOCRUZ)
Suplentes
Drª Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Luiza Rosangela da Silva (FCS/UERJ)
Data: 30/08/2022 - 3ª feira | Horário: 9 horas
Sala Virtual: https://us06web.zoom.us/j/83059685527?pwd=c1BNeldSQ2hTTUZ6UUM0bkx2cEtJQT09
Senha de Acesso: 051324
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo analisar a produção científica sobre arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais em saúde. A relevância desse estudo está na possibilidade de auxiliar na organização, rotulação, navegabilidade e busca de informações em ambientes informacionais digitais na área da saúde bem estruturados para que os vários tipos de usuários possam acessar os conteúdos e interagir com o ambiente digital de forma intuitiva, fácil e clara.
A metodologia utilizada segue as recomendações da JBI para revisão de escopo e as orientações do checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os grupamentos temáticos que formam o anagrama PCC são: “ambientes informacionais digitais/ Web – Internet; arquitetura da informação e saúde/ tecnologias de informação e comunicação em saúde. Os descritores e termos livres foram adaptados conforme a fonte de informação. A estratégia de busca para MEDLINE/PubMed foi escolhida como principal e enviada por uma Bibliotecária para avaliação no PRESS Forum. A busca foi realizada no dia 15 de abril de 2022 em nove fontes de informação, a saber: BRAPCI (Universidade Federal do Paraná – UFPR – e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS); CINAHL with full text (EBSCO), EMBASE (Elsevier); ISTA (EBSCO); LISTA (EBSCO); LILACS (BIREME/OPAS/OMS); MEDLINE/PubMed (NCBI/NLM); Scopus (Elsevier), Web of Science (Clarivate Analytics).
Foram recuperados 1358 registros que foram enviados para o gerenciador de referências EndNote ponde foram removidas 703 duplicatas. No aplicativo Rayyan passaram pela etapa de seleção 655 registros dos quais 581 foram excluídos após leitura de título e resumo por dois revisores independentes – a autora e o orientador dessa pesquisa. Os critérios de inclusão são: período de cobertura de 1990 a 2021; A escolha do corte temporal de 1990 a 2021 deve-se ao fato que essa pesquisa está limitada aos ambientes informacionais desenvolvidos para a Web, cuja criação ocorre em 1990. Esta revisão de escopo considera estudos originais, publicados, trabalhos apresentados em eventos, estudos quantitativos, qualitativos, exploratórios, revisões. Os critérios de exclusão são: estudos duplicados; esta revisão considera os ambientes informacionais digitais na área da Saúde e não em outras áreas do conhecimento; Estudos que estejam fora da temática desta revisão de escopo; Capítulos de livros e livros, Resenhas de livros, resumos de conferências, folhetos, Teses e Dissertações. Desses 74 registros foram para leitura de texto completo e apenas 6 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados foram apresentados em gráficos, quadros e tabelas e para o mapeamento e caracterização dos resultados foram elaboradas planilhas em Excel.
Conclui que os sistemas de arquitetura da informação são estudados até hoje; que os ambientes informacionais digitais mais estudados na área da saúde são sites, bases de dados e bibliotecas virtuais, também tratados como recursos de conhecimento da área da saúde. O local de publicação que mais publica é o Brasil. E sobre os títulos dos periódicos, 5 títulos cobrem as áreas de Ciênca da Informação e Biblioteconomia. A principal lacuna de conhecimento é a falta de estudos sobre outros objetos de TICs em saúde, como aplicativos para mHealth.
Título: A Comunicação Científica no Contexto da Covid-19: um olhar exploratório sobre os preprints
Aluna: Josilene Ferreira da Silva
Orientadora: Rosane Abdala Lins (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Banca:
Titulares
Drª Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Maria Manoel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges (DFCI/UC)
Suplentes
Drª Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Iara Vidal Pereira de Souza (UFF)
Data: 31/08/2022 - 4ª feira | Horário: 9 horas
Sala Virtual: https://us06web.zoom.us/j/86534737867?pwd=a3NyVWE3TFhTQ29CeEU4RTZwYUpEUT09
Senha de Acesso: 638514
Resumo:
Este projeto tem como foco as publicações preprints sobre Covid-19, doença escolhida por ter se tornado um grave problema de saúde pública e em escala global. O estudo tem por objetivo apresentar um mapa sobre essas publicações, além de resgatar sua história, fato importante para que se possa compreender sua influência no uso dos preprints pela comunidade científica, atualmente.
Como ponto de partida, será pesquisada a história da comunicação científica, e especificamente a história dos preprints, por meio da revisão de literatura, e em relação ao mapeamento dos preprints, os dados serão coletados por meio do SciELO Preprint, uma iniciativa brasileira pensada para comunicar a ciência de forma rápida e em acesso aberto.
Espera-se com este estudo ser possível apresentar os principais momentos históricos que revelam como se configurou a comunicação científica e os preprints no decorrer dos anos, dissertar sobre as mudanças do fluxo da informação ao longo da história da comunicação científica, e mapear aspectos considerados relevantes para a pesquisa em relação às publicações em preprit relacionadas à Covid-19, no ano de 2020, tais como, pesquisadores que publicam neste formato, suas instituições e sua localização geográfica e relações de co-autoria.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar