Primeira turma de especialização encerra curso com mesa de debate

por
Rafael Cavadas
,
25/11/2005

Dez de agosto marca a última aula da primeira turma da Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde do CICT - Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para comemorar o encerramento, os alunos apresentarão seus projetos de conclusão e, em seguida, haverá uma mesa de debate com a Vice-Presidente de Ensino, Comunicação e Informação, Maria do Carmo Leal, e os responsáveis pelos pareceres, Nelson Senra, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Luiz Fernando Sayão, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); e da Maria Nelida, do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT).

Segundo a coordenadora do curso, Cristina Guimarães, a especialização é “pioneira na América Latina” por capacitar profissionais envolvidos com a área da saúde na gestão da informação. Ao longo do curso, os alunos desenvolveram atividades que permitem, por exemplo, montar um sistema de informação. Mas a visão do curso é mais abrangente, incluindo a articulação da informação com a comunicação, a estatística, a informática. Em suma, visa gerir a informação em diferentes campos, a partir de novas práticas.

Para conseguir a abrangência desejada, a ementa do curso foi montada contemplando a participação de profissionais especializados da Fiocruz e, de outras instituições que pudessem contribuir para a especialização. É o exemplo do professor, doutor em estatística, Nelson Senra. Ele ministrou uma aula sobre o desafio de trabalhar com a informação contida em uma estatística para além dos números, passando um pouco da sua experiência como pesquisador do IBGE.

Os resultados de quase um ano de trabalho já começam a aparecer

Foi o que aconteceu com Gisele da Rocha Ribeiro, aluna do curso de especialização e servidora da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A partir do seu projeto “Biblioterapia: uma proposta para adolescentes internados em enfermarias de hospitais públicos”, Gisele produziu o trabalho “Leitura e Saúde: uma relação imprescindível”, aceito no Congresso Leitura 2005, que será realizado em outubro, na cidade de Havana (Cuba). Além disso, Gisele, que foi orientada pela pesquisadora do Departamento de Estudos em Ciência e Tecnologia (DECT), Alice Ferri, também é co-autora de um trabalho para o 7º Congresso Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (CRICS), a ser realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, em Salvador (Bahia).

Nova turma para 2006

Segundo a secretaria acadêmica do CICT, já está previsto para o segundo semestre de 2005, outro processo de seleção para uma nova turma em 2006. A especialização é voltada para profissionais graduados que atuam nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica e informática, tendo como objetivo propiciar a compreensão dos contextos, conteúdos e tecnologias de informação no campo da saúde.

Aula de encerramento

Os interessados em assistir ao encerramento do curso de especialização podem comparecer ao auditório do CICT (sala 202), às 9h, no dia 10 de agosto. Após a exposição dos trabalhos finais, os desenvolvedores do curso, os pereceristas e a vice-presidente de ensino farão considerações sobre a atividade.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

CICT dá inicio ao curso de especialização

CICT dá inicio ao curso de especialização

Especialização em Informação Científica e Tecnológica

O Curso de Especialização em Informação científica e tecnológica em saúde qualifica e contribui para o aprimoramento do desempenho de profissionais que atuam na produção, organização, análise e disponibilização deste tipo de informação.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS