Proadess: profissionais participam de curso de atualização em monitoramento e avaliação do sistema de saúde

por
Divulgação Proadess (Icict/Fiocruz)
,
21/11/2022

Profissionais e estudantes que atuam na área de avaliação e monitoramento do sistema de saúde de diferentes instituições participaram, de 7 a 11 de novembro, do Curso de Atualização em Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde segundo a metodologia do Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess), promovido pelo Icict/Fiocruz. Durante o período, o grupo teve a oportunidade de trocar, debater e aprofundar os conhecimentos sobre o sistema de saúde brasileiro. 

Com o objetivo de familiarizar os participantes com o modelo conceitual de avaliação do desempenho do sistema de saúde utilizado no Proadess, o curso também incentiva a capacitação para o planejamento e a gestão dos serviços de saúde, considerando os princípios de universalização, equidade, integralidade, descentralização e participação popular do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação incluiu aulas teóricas e práticas ocorridas nos laboratórios de informática do Icict e da Fiotec.

A turma foi composta por quinze profissionais de diversas instituições e localidades: secretarias estaduais de saúde (Paraná, Pará, Sergipe, Maranhão e Tocantins), secretarias municipais de saúde (Angra dos Reis/RJ, Itaperuna/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Niterói/RJ, Manhuaçu/MG), apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ) das Regiões de Saúde Noroeste, Norte e Médio Paraíba do estado. Participaram também estudantes da Fiocruz.

Segundo o pesquisador Ricardo Dantas, coordenador do curso, a importância da iniciativa se dá, principalmente, por propiciar "o diálogo com gestores e técnicos sobre os sistemas de informação e os indicadores do Proadess". Dantas ressalta que, além do retorno dos usuários sobre o sistema, a ação abre diversas outras possibilidades. "Esse diálogo tem o potencial de ampliar a disseminação da metodologia Proadess, o conhecimento das potencialidades e limitações do sistema e dos indicadores, além de permitir acessar questões da realidade cotidiana dos serviços de saúde, difíceis de ser captadas de outras formas”, afirma. 

Curso terá nova edição no próximo semestre

Essa foi a primeira edição do curso após o lançamento dos indicadores municipais de saúde no Proadess, ocorrido em setembro de 2021. A construção e disponibilização dos indicadores para essa abrangência foi uma demanda de turmas anteriores do curso. Os alunos se mostraram bastante interessados nas ferramentas disponíveis no site do projeto, pelos seus possíveis usos em seus locais de atuação e com a perspectiva de multiplicação do conhecimento adquirido junto aos seus colegas de trabalho. 

“Na atividade final, os alunos fizeram sugestões de formulação e inclusão de novos indicadores na matriz do Proadess que serão discutidos pela equipe do projeto”, conta Carolina Carvalho, uma das docentes do curso. Ela aponta que esses espaços de discussão com os gestores e usuários do sistema são fundamentais para que sejam pensados novos indicadores e ferramentas, considerando que o Proadess é um sistema dinâmico e que permite atualizações periódicas.

Uma nova edição do curso está prevista para o próximo semestre, em data a ser definida e divulgada no site do Proadess. A equipe também está disponível para realizar cursos e oficinas a convite de instituições e secretarias. 

Oferecido pelo Icict, o curso tem carga horária de 30 horas e foi ministrado por Ricardo Dantas, Carolina Carvalho, Francisco Viacava e Heglaucio Barros, todos vinculados ao Laboratório de Informação e Saúde (LIS/Icict), e também Mônica Martins, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

🔗 Acesse aqui o site do Proadess

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS