Programação VideoSaúde em novembro/2013

por
Daniela Muzzi
,
01/11/2013
Acercadacana

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
6/11, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 9/11, 13h; segunda-feira, 11/11, 15h

Nos anos 90, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas dos seus sítios na Zona da Mata de Pernambuco. O documentário narra a história da agricultora pernambucana Maria Francisca de Lima, que luta na Justiça pelo direito de posse da terra onde mora há mais de 40 anos com a família. O filme foi exibido em diversos festivais e entre os prêmios conquistados estão o de Melhor Curta Brasileiro no Festival de Brasília de 2010 e o de Melhor Curta Latino em Valdívia, no Chile, em 2011. A direção é de Felipe Peres Calheiros.

 

Chapada do Apodi – morte e vida

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
13/11, quarta-feira, às 21h30
Horários alternativos: sábado, 16/11, 13h; segunda-feira, 18/11, 15h

O documentário realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), em coprodução com a VideoSaúde, revela o embate que ocorre na divisa dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte entre os agricultores familiares e os projetos de expansão do agronegócio das monoculturas na região. O vídeo dirigido por Thiago Carvalho também aborda a contaminação de trabalhadores por agrotóxicos. 

 

Paracoco – endemia brasileira

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
20/11, quarta-feira, às 21h30
Horários alternativos: sábado, 23/11, 13h; segunda-feira, 26/11, 15h

Paracoccidioidomicose, já ouviu falar? A paracoco, como é mais conhecida, está entre as dez doenças crônicas que mais causam mortes no país. No Brasil, ocorrem 80% dos casos da doença, que se restringe à América Latina. Trata-se de uma micose brasileira que ataca qualquer órgão ou sistema do organismo e prejudica, principalmente, a saúde do trabalhador rural. O documentário “Paracoco – endemia brasileira” percorre quatro estados brasileiros, ouvindo pessoas que contraíram a doença e profissionais de saúde, para retratar sintomas, formas de contágio e pesquisas, destacando a importância do diagnóstico no tratamento dos pacientes.

 

 

Mulheres da comunidade promotoras voluntárias de saúde sexual e reprodutiva com foco em DST e Aids | Mulheres não esperam mais – acabemos com a Aids e a violência já

UTV - RJ (Canal 11 da NET)
27/11, quarta-feira, às 21h30
Horários alternativos: sábado, 30/11, 13h; segunda-feira, 2/12, 15h

Para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, o programa VideoSaúde apresenta duas produções sobre a participação feminina na prevenção da Aids. A primeira relata o processo de capacitação e de empoderamento no projeto Mulheres da Comunidade Promotoras Voluntárias de Saúde Sexual e Reprodutiva com Foco em DST/Aids. Implantado na região metropolitana de Campinas, o projeto alcançou 15 mil mulheres.
O segundo vídeo, “As mulheres não esperam mais – acabemos com a Aids e a violência já", busca respostas para a relação entre a violência contra as mulheres e meninas e a disseminação do HIV. Uma realização da Gestos, Actionaid, Fundación para Estudio e Investigación de La Mujer (Feim) e  e Red de Salud de Mujeres Latinoamericanas y Del Caribe.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Programa VideoSaúde

O programa VideoSaúde exibe na TV os vídeos do acervo da instituição, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública. Consulte a programação.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS