">
No ar desde 1999, o Programa VideoSaúde exibe os vídeos do acervo da distribuidora, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública, realizados por sindicatos, ONG’s, produtoras, televisões, instituições de saúde e pela própria Fiocruz. O programa apresenta informações sobre as produções audiovisuais e entrevistas com pesquisadores da Fiocruz, profissionais de saúde e realizadores, ampliando a difusão do acervo. A exibição do VideoSaúde teve início com a parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV, e, atualmente, se estende para outras seis emissoras: Canal Saúde, NBR, Canal Minas Saúde, TV Floripa, que também são transmitidas pela internet, TV Feevale e TV UFPR.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
05/12, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
A experiência bem sucedida do Hospital Dia de Botucatu, modelo na assistência integral e multidisciplinar aos portadores de HIV/Aids, é tema do programa. Com ênfase maior nas mulheres, o vídeo mescla situações reais e ficção, fornecendo informações técnicas e epidemiológicas da doença e destacando seus aspectos culturais e sociais. Uma realização da Unesp, o vídeo é dirigido por Vicentini Gómez.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
12/12, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
Através de depoimentos de diversos atores envolvidos com o problema da tuberculose, como doentes, profissionais de saúde e população em geral, o vídeo estabelece um debate apontando contradições, preconceito e desinformação sobre a doença. A direção é Murilo Peixoto da Mota.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
19/12, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
O programa apresenta o vídeo "Sabedoria Baniwa", que mostra o projeto de formação do agente comunitário indígena em saúde no município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no alto do rio Negro, a 853 km de Manaus (capital do estado do Amazonas), município que abriga cerca de 23 etnias. O desafio de aprender com as novas tecnologias (computador, internet, energia solar) sem abrir mão das tradições indígenas milenares. Com a entrada de médicos e agentes de saúde nas comunidades indígenas, o papel de figuras como o pajé, as parteiras e as curandeiras nesse novo cenário técnico-científico. O filme realizado pela Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz, com o apoio da VideoSaúde, é dirigido por Stella Oswaldo Cruz.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
26/12, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h
Histórias de mulheres que lutam contra o câncer e encontram na família, na terapia e na fé forças para continuar vivendo dignamente. O vídeo é dirigido por Marina Ongaratto Fauth e André Haar.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar