Programação VideoSaúde de fevereiro/2013

por
Graça Portela
,
31/01/2013

Programação VideoSaúde em fevereiro

No ar desde 1999, o Programa VideoSaúde exibe os vídeos do acervo da distribuidora, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública, realizados por sindicatos, ONGs, produtoras, televisões, instituições de saúde e pela própria Fiocruz. O programa apresenta informações sobre as produções audiovisuais e entrevistas com pesquisadores da Fiocruz, profissionais de saúde e realizadores, ampliando a difusão do acervo. A exibição do VideoSaúde teve início com a parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV, e, atualmente, se estende para outras seis emissoras: Canal Saúde, NBR, Canal Minas Saúde, TV Floripa, que também são transmitidas pela internet, TV Feevale e TV UFPR.

Mulheres Guerreiras
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
06/02, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

 

Mulheres educadoras, donas de casa, trabalhadoras buscando suas identidades, promovendo a educação, combatendo a violência, defendendo o meio ambiente nas comunidades onde vivem e trabalhando pela inclusão social. O documentário mostra a atuação dessas mulheres nas comunidades da Rocinha, Vidigal e Vila Canoas, no Rio de Janeiro. Uma realização de Fátima Martins, Carlos Nogueira e Sandra Rodrigues.

Suicídio no Brasil
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
13/02, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

 

O suicídio é um problema de saúde pública ainda considerado um tabu. Com a ideia de que a informação é um passo decisivo para romper o tabu social e trabalhar a prevenção, o documentário produzido pelo Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio, em parceria com a VideoSaúde, apresenta informações como dados epidemiológicos, percepção social e formas de enfrentamento. A direção é de Eduardo Thielen.

Leishmaniose Visceral - conhecer para controlar
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
20/02, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

O documentário explica a doença e o ciclo de transmissão da Leishmaniose Visceral ou Calazar, como também é conhecida. Através de depoimentos de médicos, veterinários e doentes em tratamento, são apresentadas as ações de vigilância e prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, como diagnóstico e tratamento precoce em casos humanos; saneamento ambiental e controle do reservatório doméstico, o cão. A produção faz parte da série “Doenças Negligenciadas”, do projeto Comunicação em Saúde, uma parceria da VideoSaúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde. A direção é de Eduardo Thielen.

Icict 25 anos
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
27/02, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h

Vídeo institucional, comemorativo do aniversário do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), celebrado em 2011. A estratégia, e diferencial do vídeo, foi contar esses 25 anos de história através dos conteúdos produzidos no seminário “Icict, 25 anos de inovação e ciência livre para o SUS”, de onde foi extraída a maioria dos depoimentos. São os funcionários e pesquisadores que conduzem os temas e os conteúdos do vídeo.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

VideoSaúde apresenta especial sobre drogas

Drogas: uma questão de saúde pública, exibido neste domingo, 3/02, às 21h na UTV (Canal 11 da Net Rio)

VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz

Polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde. Oferece, ainda, serviço de copiagem em DVD dos vídeos licenciados de seu acervo

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS