">
No ar desde 1999, o programa VideoSaúde exibe os vídeos do acervo da instituição, que reúne mais de sete mil títulos em saúde pública, realizados por sindicatos, ONG’s, produtoras, televisões, instituições de saúde e pela própria Fiocruz. O programa apresenta informações sobre as produções audiovisuais e entrevistas com pesquisadores da Fiocruz, profissionais de saúde e realizadores, ampliando a difusão do acervo. A exibição do VideoSaúde teve início com a parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV, e, atualmente, se estende para outras seis emissoras: Canal Saúde, NBR, Canal Minas Saúde, TV Floripa, que também são transmitidas pela internet, TV Feevale e TV UFPR.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
05/9, quarta-feira, 21h30.
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h.
As decisões tomadas pelo Brasil com a criação de uma nova legislação para regulamentar a exibição da propaganda de cigarro nos grandes veículos de comunicação. A influência da propaganda tabagista na vida dos jovens brasileiros. As estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas de cigarro a fim de atrair os jovens. Direção: Adriana L. Dutra e Tuco.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
12/9, quarta-feira, 21h30.
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h.
O trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, no Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Saúde do município. O cuidado e a prevenção de doenças causadas por animais.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
19/9, quarta-feira, 21h30.
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h.
Depoimentos de mulheres portadoras ou não do vírus HIV e de familiares. O vídeo suscita reflexões no contexto das relações de gênero, do uso do preservativo e do preconceito em relação a Aids. Direção: Vicente Duque Estrada.
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
26/9, quarta-feira, 21h30.
Horários alternativos: sábado, 13h; segunda-feira, 15h.
O vídeo exibido no programa aborda o trabalho do Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI), criado em 2008 no município de Campinas, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde. O CRI promove o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa da cidade com maior risco de fragilidade, prevenindo possíveis complicações de saúde. Direção: Fátima Solange Freitas.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar