Projeto 'Engolindo Fumaça' vence o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2021

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
16/11/2021


Imagem: InfoAmazônia (reprodução)

O projeto 'Engolindo Fumaça', uma série de reportagens especiais elaboradas pela agência InfoAmazônia, em parceria com a Fiocruz, foi um dos vencedores do prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2021.  

As matérias analisaram os efeitos da poluição do ar causada pelas queimadas sobre a saúde da população que vive na Amazônia Legal brasileira durante a pandemia de Covid-19. A cobertura utilizou dados de diversas fontes para verificar o agravamento das queimadas no ano de 2020.  

O trabalho observou uma série de dados e foi realizado por uma equipe multidisciplinar, que contou com consultoria científica da Universidade Federal do Acre e do Observatório Clima e Saúde, do Icict/Fiocruz, que também publicou diversas notas técnicas sobre o assunto durante o período. 

O júri do prêmio, que selecionou um total de cinco iniciativas brasileiras de jornalismo de dados, destacou algumas características do projeto como o levantamento e análise das correlações entre meio ambiente e saúde no âmbito da pandemia, a interdisciplinaridade da equipe envolvida e os métodos e formatos de visualização utilizados na reportagem. 

A premiação foi realizada online durante o encerramento da sexta edição da Conferência Brasileira de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), em 13 de novembro.  

Para Christovam Barcellos, coordenador do Observatório, a premiação mostra a força de projetos em parceria entre instituições de pesquisa e segmentos da sociedade comprometidos com a saúde, direitos humanos e a justiça social. "O projeto aproximou a pesquisa e o jornalismo, produzindo inovação na visualização de dados complexos", saudou o pesquisador do Icict/Fiocruz. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Projeto Engolindo Fumaça busca mostrar efeitos das queimadas sobre a saúde da população amazônica durante a pandemia

Análises foram realizadas pelo Observatório Clima e Saúde, do Icict, juntamente com a Universidade Federal do Acre a InfoAmazônia

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS