Projeto internacional visa a construção de cidades saudáveis na AL

por
Informe Ensp
,
05/07/2017

Durante os próximos cinco anos, as pesquisadoras Letícia Cardoso, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, e Fátima Pina, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde(Icict), estarão empenhadas em responder à seguinte pergunta: As cidades da América Latina podem ser mais saudáveis? O questionamento, suscitado com base no projeto internacional “Construindo cidades mais saudáveis, equânimes e ambientalmente sustentáveis: lições da América Latina”, é liderado pela Universidade Drexel e envolverá 11 instituições da América Latina e mais 3 dos Estados Unidos.

O projeto, um dos selecionados pela agência de financiamento do Reino Unido Welcome Trust para receber o total de 10 milhões de dólares em cinco anos, teve origem na Rede Latino-Americana de Saúde Urbana, da qual a Fiocruz participa desde 2015. "A América Latina (AL) é ideal para estudar o impacto da urbanização na saúde por ser uma das regiões mais urbanizadas no mundo, com 80% da população vivendo nas cidades. Estima-se que, em 2050, a AL será a região mais urbanizada do planeta. Em contrapartida, trata-se de localidade com maiores desigualdades sociais, uma vez que, no ranking das 30 cidades mais desiguais em indicadores sociais e de saúde, 19 estão na América Latina."

A proposta prevê que os pesquisadores estudem centenas de cidades na região e estabeleçam parcerias com gestores da saúde e do planejamento urbano. O projeto inclui pesquisadores de oito países e gerará múltiplas oportunidades de participação de estudantes de mestrado e doutorado, assim como de gestores públicos e sociedade civil. No Brasil, o projeto é liderado por pesquisadores da UFMG, de Belo Horizonte, e contará com pesquisadores da Fiocruz do Rio de Janeiro e Salvador e da USP, de São Paulo.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Icict participa de projeto mundial sobre cidades mais saudáveis

Fátima Pina, do LabGeo/LIS, é uma das pesquisadoras que integrarão a equipe do projeto internacional

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS