Promoção da saúde, agricultura familiar e veganismo em foco em fevereiro no Programa VideoSaúde

por
VideoSaúde (Divulgação)
,
01/02/2024

Em fevereiro, o programa VideoSaúde, em parceria com o Canal Saúde, exibe “O povo cuidando do povo”. Iniciativa que conta com a colaboração entre organizações sociais e de pesquisa para a promoção da saúde, levando informações de cuidado e prevenção contra a Covid-19, durante a pandemia. 

Agricultura familiar, veganismo, ações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de combate ao sedentarismo e reinserção de ex-dependentes de álcool e drogas no mercado de trabalho são temáticas abordadas na programação ao longo do mês. No programa especial, a criação de abelhas na Colônia Juliano Moreira, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, expõe memórias afetivas da prática que ocorre no local desde 1970 e a importância da conservação desse tipo de atividade.

5/02, segunda-feira, 22h30 – Sementes | Brasil, aqui tem SUS - Porto Seguro - BA | Consumir ou não produtos de origem animal?  

Sementes

O documentário traz a história dos guardiões de sementes crioulas, do interior do Rio Grande do Sul. São agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados, durante centenas de anos, pelos camponeses que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as mediante trocas.

Brasil, aqui tem SUS - Porto Seguro - BA

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Porto Seguro, Bahia, promove a reinserção social dos usuários através da oferta de cursos de capacitação, vagas de emprego em empresas e instituições parceiras, além de atividades físicas, arteterapia e acompanhamento com a equipe de saúde multiprofissional.

Consumir ou não produtos de origem animal?  

Estilo de vida que está fazendo a cabeça de muita gente, o veganismo suscita muitos questionamentos. Esta edição do TV Uerj Explica tenta responder alguns deles.

Reprises:
7/02, quarta, às 22h30
9/02, sexta, às 22h30
11/02, domingo, às 21h30

12/02, segunda-feira, 22h30 - O povo cuidando do povo | Estica, alonga CAPS 

O povo cuidando do povo

O documentário aborda a parceria da Fiocruz/RJ com cinco organizações sociais, sendo elas o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos, o Levante Popular da Juventude, o Centro de Integração da Serra da Misericórdia e a Rede Carioca de Agricultura Urbana, na aplicação do curso de Agentes Populares em Saúde. Uma ação da campanha nacional Periferia Viva, concomitante a uma pesquisa para levantamento de dados territoriais, com o intuito de expor fragilidades e potenciais para que os movimentos sociais atuantes na localidade tenham mais subsídios para lutar por melhores políticas públicas.

Estica, alonga CAPS

Por meio de atividades físicas, pacientes integram-se a um plano de cuidados que inclui exercícios com o corpo como atividade rotineira numa unidade básica de atenção psicossocial.

Reprises:
14/02, quarta, às 22h30
16/02, sexta, às 22h30
18/02, domingo, às 21h30

19/02, segunda-feira, 22h30 - Cientista no Carona | Ep. 4 Jaqueline Jesus, a psicóloga bibliófila - Parte I 

No quarto episódio da websérie Cientista no Carona, uma conversa com Jaqueline Jesus, pesquisadora e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, onde estuda a saúde do trabalhador, diversidade no ambiente de trabalho, gênero e feminismo. Quando não está trabalhando, Jaqueline gosta de escrever e ler sua coleção de livros.

Reprises:
21/02, quarta, às 22h30
23/02, sexta, às 22h30
25/02, domingo, às 21h30

26/02, segunda-feira, 22h30 - Cientista no Carona | Ep. 5 Jaqueline Jesus, a psicóloga bibliófila - Parte II 

Segue a carona com a psicóloga Jaqueline Gomes de Jesus! Agora na casa dela para conhecer seus livros favoritos e suas publicações relacionadas à saúde do trabalhador, gênero e transfeminismo.

Reprises:
28/02, quarta, às 22h30
1/03, sexta, às 22h30
3/03, domingo, às 21h30

27/02, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial: Doce Colônia 

O documentário traz informações sobre a criação de abelhas na região da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, baseado em relatos de seis pessoas envolvidas afetivamente com a atividade desde 1970 até hoje. O objetivo do documentário é registrar a memória sobre esta prática, incentivar sua continuidade e a conservação dessas espécies.

Reprise: 29/02, quinta-feira, às 23h

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS