Prorrogadas as inscrições para a 8ª Edição do Mapeamento de Saúde da Pessoa Idosa

por
Carolina Mazzi
,
03/05/2022

 

O prazo para integrar o Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública, no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa foi prorrogado até o dia 13 de maio. Até esta data, prefeituras, estados e gestores de saúde que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS) poderão se inscrever na iniciativa, que é parte da agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (COSAPI/DAPES/SAPS), do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da FIOCRUZ (ICICT/Fiocruz).

O objetivo é reunir experiências e ações exitosas no cuidado à pessoa idosa dentro do SUS realizadas nos últimos dois anos.  

“A ideia deste tipo de mapeamento é dar visibilidade a boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentar estratégias  e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde”, explica a epidemiologista Aline Marques, analista de informação em Saúde do Icict.

As experiências mapeadas podem estar relacionadas a diferentes níveis de cuidados, desde a atenção básica, como em postos de saúde, por exemplo, até núcleos mais especializados, como da Atenção Domiciliar.

Por conta da pandemia de COVID-19, a edição atual terá dois eixos principais: de experiências em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento; e o de experiências relacionadas à pandemia de COVID-19, voltadas às pessoas idosas.

No momento da inscrição, além do formulário, poderão ser enviados materiais anexos como fotos, vídeos, podcasts, links de site e pdf. As experiências inscritas serão avaliadas por um comitê composto por representantes de gestores estaduais, municipais e federais, pesquisadores e representantes de parcerias institucionais tanto intrasetoriais como intersetoriais. Os critérios avaliados serão: alinhamento com os princípios e diretrizes do SUS, caráter inovador, reprodutibilidade em outras realidades e relevância dos resultados.

O Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2020/2021 é uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Diapes/Saps), do Ministério da Saúde, realizada em parceira com o Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
 
O edital está disponível no link: https://bit.ly/3L7RbiK 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS