RAIC 2015: Icict recebe palestras e apresentações orais de bolsistas

por
Ascom/Icict
,
29/05/2015

Bolsistas e colaboradores do Icict/Fiocruz se encontraram entre os dias 28 e 29 de maio para a XXIII Reunião Anual de Iniciação Científica – RAIC 2015, no auditório do instituto para compartilhar experiências em projetos de pesquisa e também debater sobre temas relevantes à produção científica e formação.

Durante a abertura do encontro, o vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico, Josué Laguardia, saudou os alunos presentes destacando a importância da ocasião para o encontro entre os alunos de graduação e o trabalho de pesquisa na Fiocruz. “É uma oportunidade de contato, de conviver com a rotina de um laboratório e a experiência da ciência, que não é algo inquestionável”, afirmou. Também saudou a realização do encontro no instituto. “O Icict permite ter uma visão mais abrangente, com os diferentes arsenais epidemiológicos, desde à microbiologia às ciências sociais”, completou.

Palestras e apresentações orais

Jeorgina Gentil, bibliotecária e pesquisadora sobre obras raras. (Foto: Ascom/Icict)

A palestra do primeiro dia do encontro ficou a cargo de Jeorgina Gentil, bibliotecária e pesquisadora do Icict, que falou sobre ‘Obras Raras: Tesouros da Memória’. Ao falar de sua experiência trabalhando com acervos, apontou a necessidade de reflexão teórica sobre eles, abordando questões como o acesso aberto, sua ampliação e o uso de tecnologias. Sobre obras raras, destacou que a preservação não pode resultar na indisponibilidade da obra, mas que o processo seja cuidadoso. Além de apresentar os critérios utilizados para a classificação de uma obra rara, Jeorgina destacou questões práticas de segurança e elencou algumas raridades dos acervos da Fiocruz. "O importante é fechar a porta, mesmo tendo câmeras", alertou. O debate contou com a participação de graduandos de várias áreas, como ciências atuariais, ciências sociais e biblioteconomia. A apresentação está disponível ao lado.

À tarde, se apresentaram os bolsistas Bianca Pontes, com o tema “Materiais educativos sobre DST/AIDS: produção de sentidos e preservação da memória”; e, Kelly Cristina da Silva Cunha, que apresentou “Informação, tecnologia e comunicação: elaboração de acervo eletrônico de materiais educativos sobre DST/AIDS”. Ambas as bolsistas são orientadas por Adriana Kelly Santos, pesquisadora do Laces e professora do PPGICS/Icict. A segunda mesa de bolsistas contou com apresentação de Rebecca Hodesh Muniz de Souza Rozas, com o trabalho “Publicação científica 2.0: inovação, produção do conhecimento e acesso à saúde na web social”, sob a orientação do pesquisador Nilton Bahlis dos Santos.

No segundo dia, a palestra da manhã foi proferida por Maria de Fátima de Pina, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), com o título ‘Mapa, para que te quero?’. “Em análise espacial, espaço pode ter diferentes significados, dependendo do que se está pesquisando. O espaço celeste, o espaço natural, o espaço do corpo, por que não?”, apontou a pesquisadora. “Além disso, pode ser pensado em diversas escalas, um país, um estado, um município, um bairro, ou até um edifício”, completou. A apresentação trouxe exemplos de mapeamentos geográficos no campo da saúde.

Maria de Fátima de Pina, docente do PPGICS, apresenta mapas em saúde. (Foto: Ascom/Icict)

As últimas apresentações versaram sobre Informação em Saúde. Lilandra Medrado de Lima trouxe sua experiência no “Projeto de Planejamento da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)”, sob a orientação de Célia Landmann Szwarcwald, sendo seguida por Felipe Maia, que enfocou a “Avaliação do perfil epidemiológico da deficiência e da funcionalidade a partir de dados da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS”, com orientação de Cristina Rabelais Duarte, do Lis/Icict.

No segundo bloco, Diego Cavalcanti de Santana, mostrou sua pesquisa “Estudo das Internações de Idosos por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP): uma comparação entre Rio de Janeiro e Minas Gerais”, orientado por Dália Romero, do Lis/Icict, seguido de Larissa Cardoso Gomes de Lima e Pedro Augusto Salvador Luduvice Gomes, que apresentaram “Inteligência Decisória e Interoperabilidade das Informações Geográficas no âmbito do Laboratório de Informação em Saúde”, com orientação de Marcel Pedroso, do Lis/Icict. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

"Obras Raras - Tesouros da Memória"

Apresentação de Jeorgina Gentil para a XXIII RAIC - Fiocruz.

Assuntos relacionados

Palestras sobre obras raras e mapas marcam a RAIC 2015 no Icict

Evento será nos dias 28 e 29/5 no auditório do Instituto e também terá apresentações orais de bolsistas do Insituto

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS