Reciis comemora oito anos dedicados à comunicação, informação e inovação em saúde

por
Cristiane d'Avila
,
29/06/2015

Uma história breve marcada por importante contribuição acadêmica à agenda de políticas públicas. Soma-se a este feito a proposta de compreender os processos de informação e comunicação como elementos constitutivos do tecido social, para daí problematizá-los. Com estas palavras, Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Informação e Comunicação da Fiocruz, apresenta a edição em comemoração aos oito anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis/Icict), no ar a partir de hoje (29/6). 

Para o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, nesse momento comemorativo cabe o merecido reconhecimento do trabalho dedicado e rigoroso dos editores científicos da Reciis desses primeiros anos: Carlos José Saldanha Machado, seu iniciador e editor até o volume 3, nº 1 (2007- 2009); Maria Cristina Soares Guimarães e Josué Laguardia, do volume 3, nº 2 ao volume 6, nº 4 (2009- 2012); Maria Cristina Soares Guimarães, volume 7, do nº 1 ao nº 4 (2013); Rodrigo Murtinho, Christovam Barcellos e Rosany Bochner, atual colegiado que assumiu a edição da revista a partir de 2014.

Nesta edição comemorativa, a Reciis apresenta o artigo original "Produção científica brasileira sobre células-tronco de 2000 a 2013:características e colaboração internacional", em que as autoras Dirce Maria Santin, Zizil Arledi Glienke Nunez e Ana Maria Mielniczuk de Moura analisam a produção científica brasileira sobre células-tronco publicada entre 2000 e 2013 e indexada na Web of Science (WoS). As autoras apontam que o Brasil tem-se estabelecido como um importante agente nas pesquisas sobre células-tronco, sendo que a produção científica nacional tende a se expandir nos próximos anos e alcançar maior visibilidade internacional. 

Outro artigo original em destaque é "Alz Memory – um aplicativo móvel para treino de memória em pacientes com Alzheimer", de Julie Caron, Daiana Biduski e Ana Carolina Bertoletti De Marchi, em que apresentam o Alz Memory, um jogo desenvolvido para estimular a memória de pacientes com Alzheimer, com vistas a minimizar os efeitos da doença sobre ela.

Já o artigo original "Utilização da lógica fuzzy na determinação da intensidade do exercício aeróbico", de  Evaldo Rui Tavares Santos Júnior, Tony Meireles Santos e Antônio Carlos de Abreu Mól, propõe um modelo para determinação da intensidade do exercício aeróbio, melhorando o processo decisório na prescrição do treinamento aeróbico.

O artigo "Wikipédia, democracia e eleições municipais em São Paulo: um estudo sobre as edições de verbetes durante a campanha eleitoral de 2012", de Carlos Henrique Parente Sousa e Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, examina a dinâmica de edições dos verbetes relativos aos três principais candidatos que disputaram a Prefeitura de São Paulo em 2012: Celso Russomanno, Fernando Haddad e José Serra. Os autores concluíram que o acirramento da disputa, característico do período eleitoral, influencia a quantidade de acesso a tais verbetes, de modificações neles efetuadas, e a natureza da interação entre os colaboradores cadastrados.

A edição apresenta ainda como relato de experiência o texto "Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública". O número traz também os ensaios "Biossegurança: abordagem cognitiva essencial para o biólogo' e "O tabaco e sua legislação no cenário internacional – A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco como paradigma frente à diplomacia e à governança em saúde global". Resenhas sobre o livro de Muniz Sodré "A ciência do comum" e o filme "Para sempre Alice" completam a edição comemorativa pelos oito anos de circulação da Reciis. 

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS