Reflexões sobre legado e desafios nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

por
André Bezerra
,
13/12/2018

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, os direitos humanos foram celebrados em diferentes atividades na Fundação Oswaldo Cruz. Com o tema ’70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos’, o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde trouxe pesquisadores, estudantes e diferentes representantes de movimentos de defesa dos direitos humanos ao auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp).

Realizado pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp), o evento teve conferência de abertura com o sociólogo português Boaventura de Souza Santos. Um dos primeiros pontos levantados em sua fala foi uma pergunta: 'Vale a pena celebrar os 70 anos dos Direitos Humanos?'.

“Certamente, é um momento importante de se celebrar os direitos humanos. Mas não podemos esquecer que muitas atrocidades que foram cometidas no mundo contemporâneo foram cometidas em nome dos Direitos Humanos”, argumentou. Boaventura ressaltou a importância de se olhar e refletir sobre o tema de acordo com preceitos da ‘ecologia de saberes’ e das ‘epistemologias do Sul’, ampliando a discussão para necessidades reais dos povos de países não-hegemônicos.

A mesa de abertura do evento contou com a participação de diferentes instituições como o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Icict, Ensp e presidência da Fiocruz. Nela, o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, ressaltou ações da unidade voltadas para o tema, como a Mostra Fotográfica ’70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos’.

“Essa exposição é um instrumento e uma prova de resistência, porque a bandeira dos direitos humanos deverá ser um dos pilares fundamentais dos próximos anos”, afirmou Murtinho. Antes da apresentação principal, a memória de Marielle Franco foi lembrada, por meio da entrega de uma placa in memoriam ao palestrante convidado.

A sessão de abertura contou com apresentação de sambas tocados pelo grupo Música na Calçada. No segundo dia, houve palestras com a professora e deputada federal eleita Talíria Petrone e com o ex-embaixador Celso Amorim. Confira, ao lado, a cobertura fotográfica do evento.

Assista ao vídeo completo do evento, que contou com transmissão do CEE/Fiocruz:

Sessão de Abertura e Conferência de Boaventura de Souza Santos:

Segundo dia - Conferência de Talíria Petrone, disponível no link.

Conferência de Celso Amorim, disponível no link.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Galeria de fotos

Assuntos relacionados

Icict inaugura exposição pelos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Mostra fotográfica e de vídeos pode ser visitada na Biblioteca de Manguinhos até 13/12

Declaração Universal: a importância de se defender a agenda de direitos humanos

Seminário e abertura de exposição no Icict destacam os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS