Repositório Arca disponibiliza acervo de publicações científicas sobre temas atuais

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz | Arca Divulgação
,
08/08/2023

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

O Repositório Institucional Arca, da Fiocruz, está disponibilizando vários registros em acesso aberto para a comunidade. Desta vez, já estão disponíveis aos usuários da plataforma, documentos sobre Covid -19 e Dengue, Zika e Chikungunya, além do tema Saúde Indígena (leia a matéria aqui). 

Acervo Covid-19

O acervo contempla os desafios que a pandemia trouxe para a saúde global, mostrando a produção científica que refletiu a compreensão da doença, a busca por tratamentos eficazes e a implementação de medidas de prevenção, com documentos inseridos desde março de 2020. 

No acervo sobre Covid-19  é possível encontrar estudos que abrangem uma variedade de tópicos, como epidemiologia, diagnóstico, tratamentos e estratégias de prevenção. Para Claudete Queiroz, coordenadora técnica do Arca, o repositório está ajudando a “combater à desinformação”: “em um momento em que a desinformação sobre covid-19  foi um desafio significativo, a disponibilidade de informações confiáveis e atualizadas foi e ainda é crucial. O Repositório Arca  oferece um canal confiável para o acesso às pesquisas sobre covid -19”. Segundo Queiroz, “isso ajuda a combater a propagação de informações errôneas e a promover a adoção de medidas baseadas em evidências científicas sólidas”. 

O Repositório disponibiliza mais de 2.900 documentos sobre o tema. Destacamos alguns: 

Vídeo: Talk show: novo coronavírus Sars-Cov-2 Covid-19 – Fiocruz Brasília

Trabalhos apresentados em eventos: Desenvolvimento de biblioteca de anticorpos scFv específicos anti- SARS-CoV - 2 a partir de plasma convalescente de pacientes recuperados de Covid-19 usando tecnologia de exibição de fagos – Ahmed, Kafil et al.  

Manuais técnicos e Procedimentos: Guia de Orientações em relação à alimentação e exercício físico diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2  (Covid -19) – Cogepe/Fiocruz

Artigo: Neutralizing antibodies for SARS-CoV-2 in stray animals from Rio de Janeiro, Brazil – Dias, Helver Gonçalves et al.

Áudio: CoronaFatos – Entrevista: Fake Science e Covid – Canal Saúde
 

Acervo Dengue, Zika e Chikungunya

Este acervo contempla informações sobre doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti – dengue, zika  e chikungunya – com uma coleção de publicações em acesso aberto, que contempla as pesquisas sobre estratégias de controle de vetores, novas terapias e estudos epidemiológicos relevantes, dentre outros temas. 

No acervo podem ser encontrados mais de 8.000 documentos sobre as três doenças, distribuídos entre: artigos, teses, trabalhos apresentados em eventos, periódicos, preprints , livros, relatórios institucionais, dentre outros, dos quais destacamos:

Periódico: Saúde Amanhã: Textos para Discussão 37: Olhar Contemporâneo ao Problema Secular das Arboviroses no Brasil – Souza, Thiago Moreno L.

Preprint: Genetic evidence of zika vírus in mother´s breast milk and body fluids of a newborn with severe congenital defects – Giovanetti, Marta et al. 

Artigo: Perfil epidemiológico das infecções pelos vírus Zika, Dengue e Chikungunya identificadas por avaliações médicas e moleculares em Rondônia, Brasil – Vieira, Deusilene Souza et al.

Livro: Almanaque Dengue, Chikungunya e Zika – Marteleto, Regina Maria et al. 

Vídeo: Arboviroses - Figueiredo, Rafael et al. – Figueiredo, Rafael et al.
 

Para a coordenadora técnica do Arca, Claudete Queiroz, há sempre espaço para a criação de acervos sobre temas variados no repositório institucional da Fiocruz. “temos diferentes coleções já disponíveis, mas caso seja necessário criar uma nova, fazemos primeiro uma validação da tipologia para depois construirmos os metadados”, afirma. 

O fato de o Repositório Arca estar   disponível em acesso aberto, segundo Claudete Queiroz, “promove a transparência, permitindo que pesquisadores e tomadores de decisão tenham acesso imediato aos avanços científicos e possam utilizar essas informações para embasar suas ações”. 

O acesso ao Repositório Institucional Arca é feito pelo link: https://www.arca.fiocruz.br/ 

Acesse aqui os acervos:

•    Covid-19 

•    Dengue, Zika e Chikungunya 

•    Povos Indígenas 


 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Repositório institucional da Fiocruz disponibiliza mais de 1.500 documentos sobre saúde indígena

Estão em acesso aberto: livros, teses, vídeos, artigos, dentre outros materiais que visam a preservação e a disseminação do conhecimento indígena

Arca: Repositório institucional da Fiocruz divulga os números do 1º trimestre de 2023

Com crescimento em torno de 3,7%, Arca expande seu acesso para outros países. Plataforma ultrapassa um milhão de acessos

Arca reúne mais de 300 trabalhos científicos sobre a prevenção do câncer de próstata

Novembro é dedicado a conscientizar e prevenir sobre esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens

Repositório Institucional Arca ganha assistente virtual para atendimento on-line

Iniciativa prevê facilitar o acesso de pesquisadores, alunos e população em geral ao Repositório

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS