Revista Saúde em Debate lança chamada pública com foco na pandemia

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz (com Revista Saúde em Debate)
,
02/03/2021

Está aberta a submissão de artigos para o novo número da revista Saúde em Debate, uma parceria entre o Cebes e a Fiocruz. O tema deste trimestre é "A Saúde Coletiva frente à pandemia da Covid-19" e tem como objetivo "propiciar uma reflexão e debate sobre a contribuição e o papel da Saúde Coletiva no enfrentamento da Covid-19 no Brasil e na América Latina. 

Os editores cientificos para este número são: Ana Costa, membro da diretoria executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Regina Flauzino, vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e integrante da diretoria da Abrasco e Josué Laguardia, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict/Fiocruz. Para Laguardia, o surgimento de uma nova doença “revela as lacunas no conhecimento científico”, o que mostra a importância desse número temático: “é importante que todas as informações relativas ao enfrentamento desse agravo sejam compartilhadas entre os profissionais e gestores da saúde para que as ações sejam mais eficientes e efetivas”. 

A chamada tem como objetivo "propiciar uma reflexão e debate sobre a contribuição e o papel da saúde coletiva no enfrentamento da Covid-19 no Brasil e na América Latina." Os eixos temáticos a serem seguidos são:

  • Políticas e ação institucional dos Poderes da República;
  • Financiamento e relações interfederativas no enfrentamento da Covid-19;
  • Comunicação e divulgação científica, redes sociais, fake news e movimentos de grupos antivacina;
  • A emergência da ciência aberta/dados abertos;
  • Política de imunização, vigilância sindrômica/epizootias;
  • Violência doméstica, infantil e contra idosos e suas relações com o confinamento;
  • Populações vulneráveis, auxílio emergencial, pobreza e fome: as desigualdades evidenciadas e agravadas;
  • Consequências da pandemia na morbidade e mortalidade materna e nos direitos sexuais e reprodutivos;
  • Desafios da gestão municipal, regional e estadual na assistência à Covid-19;
  • Redes assistenciais e modelos de atenção à Covid-19;
  • As sequelas funcionais e dos transtornos mentais da pandemia de Covid-19.

Serão publicados, no máximo, três artigos por autor, sendo apenas um como autor principal. Artigos aprovados e não incluídos no número especial poderão ser publicados em números regulares da Revista. Os artigos devem ser inéditos, resultantes "de pesquisas individuais ou de grupos, de dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, de teses de doutorado de alunos de Programas de Pós-Graduação nacionais ou internacionais, em desenvolvimento e/ou desenvolvidos, nos últimos cinco anos"; observando as normas técnicas disponíveis no site da Revista.

A publicação, criada em 1976,  é editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, em parceria com a Fiocruz e a Universidade de Brasília (UnB), com periodicidde é trimestral. Seu objetivo é divulgar estudos, pesquisas e reflexões que contribuam para o debate no campo da saúde coletiva, em especial os que tratem de temas relacionados com a política, o planejamento, a gestão, o trabalho e a avaliação em saúde. Valorizamos os estudos feitos a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas e com a contribuição de distintos ramos das ciências.

Os interessados devem enviar seus textos pelo site da Revista até o dia 15 de abril de 2021. Para obter outras informações, acesse o site da "Saúde em Debate" aqui  
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS