Seminário sobre preservação digital e acesso aberto integra programação científica nacional e internacional

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
18/10/2019

Celebrando a Semana Internacional de Acesso Aberto e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz realiza no próximo dia 23/10 um evento integrado sobre o tema. O Seminário “Preservação Digital e Acesso Aberto: Possibilidades e Desafios”, iniciativa do Grupo de Trabalho de Preservação Digital da Fiocruz discute o tema e também lança uma nova plataforma da Fiocruz voltada para a disseminação de livros em formato eletrônico, em consonância com a política e diretrizes de acesso aberto.

A atividade acontece junto ao lançamento da nova plataforma da Fiocruz para difusão de livros em acesso aberto, o Porto Livre (saiba mais no link). A proposta do evento inclui discutir pontos importantes entre a relação da preservação digital e o acesso aberto, envolvendo profissionais de toda a Fiocruz que atuam com esses temas, por meio do Preservo, programa institucional da Fundação para a área de preservação de acervos e patrimônio. “São temas que estão alinhados e precisam estar dentro do escopo de planejamento e gestão, fortalecendo a política de acesso aberto adotada pela Fiocruz”, explica Luciana Danielli, profissional de informação do Icict/Fiocruz.

A atividade contribuirá para a criação e desenvolvimento de uma política de preservação, tanto para os acervos físicos quanto para os acervos digitais. A programação conta com a presença de Alex Pereira de Holanda, do Arquivo Nacional, instituição de referência no tema de preservação digital. O pesquisador Marcos Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará perspectivas de inovação a partir do uso da inteligência artificial, vislumbrando sistemas de preservação e disponibilização de informação em acesso aberto.

Também irão ministrar palestras Marcus Vinícius Pereira da Silva, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e Claudete Fernandes, do Icict/Fiocruz, coordenadora do Arca – Repositório Institucional. O GT pertence ao Programa Preservo, junto à Presidência da Fiocruz. Ele é composto pelo Icict, COC e outras unidades como Instituto Oswaldo Cruz, Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação e Coordenação-Geral de Planejamento.

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br

Confira a programação:


 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Acesso Aberto e Preservação Digital - Repositórios institucionais

Apresentação "Acesso Aberto e Preservação Digital: atuação dos Repositórios Institucionais neste contexto" - Autoras: Claudete Fernandes de Queiroz, Luciana Danielli de Araújo e Andréa Gonçalves do Nascimento

Assuntos relacionados

Porto Livre: plataforma para livros em acesso aberto vai ser lançada na quarta-feira (23)

Portal reúne títulos de áreas como comunicação, informação e saúde pública; lançamento terá palestras sobre preservação digital

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS