">
O “Seminário de Introdução ao Uso de Redes Sociais na Comunicação Científica” será realizado em São Paulo, no dia 21 de agosto, e no Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto. Os dois eventos terão a mesma programação, das 9h às 12h30, com a participação do biólogo e blogueiro Atila Iamarino e do coordenador do Programa SciELO/Fapesp, Abel L. Packer. Em São Paulo, o evento será realizado no Green Place Hotel (Rua Doutor Diogo de Faria, 1.201, Vila Mariana). No Rio, ele ocorrerá no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, Rua Lauro Muller, 455, Botafogo). A participação no Seminário é livre de custo, porém as vagas são limitadas. O seminário se destina a profissionais de ciência da informação e comunicação científica, editores, pesquisadores, estudantes, bibliotecários, jornalistas e todos os demais interessados. Os participantes receberão certificados.
O pesquisador precisa lidar diariamente com o volume crescente de informação científica publicada. Um recurso cada vez mais utilizado para encontrar informação relevante é o uso de redes sociais como filtros de conteúdo. Redes como blogs, Twitter, Facebook, e serviços mais especializados e acadêmicos, como Mendeley e similares, são usados para recomendar e discutir artigos e conteúdo científico em geral, expondo ao mundo a discussão que antes estava restrita ao laboratório ou aos corredores dos centros de pesquisa. Além de atuarem como filtros de conteúdo, as redes sociais criam novas possibilidades de interação entre todos os envolvidos na comunicação científica – autores, leitores e editores –, e podem ser uma importante ferramenta para a promoção de ações cooperativas.
As facilidades oferecidas pelas redes sociais acrescentam também novas camadas de métricas de impacto da pesquisa muito mais dinâmicas, que vão além das citações, como compartilhamentos, número de acessos e outras. Medidas no intervalo de dias a meses, elas ajudam a preencher o vazio entre a publicação de um artigo e a contagem de citações tradicionalmente aferida. Também geram novas possibilidades para a comunicação da ciência, criando formas de disponibilização de conteúdo que agilizam o processo de publicação, tornando-o mais próximo do público interessado, mais familiar e com grande alcance e facilidade de acesso.
Este é um avanço sem volta, e compreender e acompanhar o seu uso pode trazer benefícios para todos: publishers, editores, pesquisadores, estudantes, instituições acadêmicas e o público interessado. O seminário é organizado pelo Programa SciELO/Fapesp em colaboração com a Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC). Conta ainda com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Centro de Estudos da Voz do Instituto Superior de Ensino em Comunicação.
“Seminário de Introdução ao Uso de Redes Sociais na Comunicação Científica”
Em São Paulo:
Data: 21 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 12h30
Local: Edifício New Place (Rua Machado Bittencourt, 361)
No Rio de Janeiro:
Data: 22 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 12h30
Local: auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, Rua Lauro Muller, 455, Botafogo)
Outras informações: eventos@scielo.org
Outras informações para jornalistas: imprensaeditora@fiocruz.br | 21-3882-9041 | 21-8141-5477
Comitê Organizador: SciELO/Fapesp – FapUnifesp | Fiocruz
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar