Servidora do Icict é destaque em exposição sobre a Consciência Negra

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
20/12/2019

Durante o Mês da Consciência Negra, em novembro, uma exposição fotográfica despertou a curiosidade dos moradores de Nova Iguaçu – ‘Ilustres & Anônimos’, do fotógrafo Paulo Santos, mostrava as personalidades negras que contribuem para a história da Baixada Fluminense. 

Ao todo, foram 36 mulheres fotografadas, exibindo o panorama da diversidade da Baixada Fluminense: artesãs, atrizes, cozinheiras, empresárias, estudantes, microempreendedoras, produtoras culturais e servidoras públicas. E, dentre elas, Claudia Leite, analista contábil da Seção de Orçamento, do Serviço de Administração do Icict. 

A servidora, que trabalha no Icict desde 2012, foi selecionada devido ao seu envolvimento com o esporte – é faixa preta de judô, com diversas premiações locais, regionais e nacionais, sendo atualmente a 1º do Ranking Veterano Carioca de Judô na categoria feminino pesado.

Com um sorriso largo, a mãe da Isabella, de sete anos, fala da alegria em receber a homenagem: “Eu me senti muito honrada e orgulhosa por estar ao lado de mulheres negras com histórias de lutas contra o racismo”. 

A exposição foi um sucesso, com matérias não só nos jornais e sites locais, mas em veículos de grande circulação regional. Para Claudia Leite, o reconhecimento: “Ver minha história ser apresentada para meus familiares, amigos e para população da Baixada Fluminense, foi para mim uma sensação de satisfação plena por ter conseguido fazer algo que mereça reconhecimento público”.

Créditos

Fotos: Arquivo pessoal Claudia Leite

Montagem: Graça Portela (Divulgação Ascom/Icict/Fiocruz)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS