Suicídio e hanseníase são os temas das defesas de mestrado do PPGICS nos dias 20 e 23/6

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
13/06/2022

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) realiza nos dias 20 e 23 de junho, sessão de defesa por estudantes em finalização de seus cursos de mestrado, abordando diferentes temas e linhas de pesquisa. 
Na primeira sessão, dia 20 de junho, segunda-feira, às 14h, a aluna Resende Gonçalves, do Mestrado, apresentará o seu trabalho de pesquisa intitulado “Diante de uma questão de saúde pública, haja consciência! Mediações, narrativas e circulação de sentidos sobre o suicídio”, que contou com a orientação de Wilson Borges (PPGICS & Laces/Fiocruz).

No trabalho, a aluna analisa as matérias do Jornal O Globo que abordavam as campanhas do Setembro Amarelo (sobre suicídio) e Janeiro Branco (sobre saúde mental), considerando as práticas e os processos de comunicação pelas suas contribuições ao cuidado em saúde diante do suicídio. 

Já no dia 23 de junho (5ª feira), também às 14 horas, orientada por Márcia de Oliveira Teixeira (PPGICS & Laces/Icict) e tendo segunda orientadora, Cícera Henrique da Silva (PPGICS/Icict), a aluna de mestrado Carolina Rodrigues Barreiros da Silva apresenta o seu trabalho “Um estudo métrico da hanseníase: análise da produção cientifica de líderes e vice-líderes no diretório de grupos de pesquisa do CNPq”.

A pesquisa tem como tema a análise da produção científica nacional em saúde e promove uma aproximação entre a Ciência da Informação e a Hansenologia brasileira. Uma das conclusões da pesquisa é que a região nordeste foi a que mais concentrou grupos de pesquisa sobre a doença e a Universidade Federal do Ceará é a instituição com a maior participação em publicações.

As defesas serão transmitidas por meio da plataforma Zoom e estão abertas aos interessados. 

Veja abaixo outras informações sobre as defesas que serão realizadas.

Defesas de Dissertação de Mestrado 

  
Título: Diante de uma questão de saúde pública, haja consciência! Mediações, narrativas e circulação de sentidos sobre o suicídio 

Aluna: Carolina Resende Gonçalves
                                                                       
Orientador: Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
 
Banca: 
Titulares
•    Drª Janine Miranda Cardoso - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ 
•    Drª Lucrecia Paula Corbella Castelo Branco - CEMASP/ENSP/FIOCRUZ 
 
Suplentes
•    Drª Kátia Lerner - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ 
•    Dr. Paulo Roberto Gibaldi Vaz - ECO/UFRJ 
 
Data: 20/06/2022 – 2ª feira | Horário: 14h 

Sala Virtual: https://us06web.zoom.us/j/83961871413?pwd=RkRRSmg5Mjcxa2F2RTVNTy9RcE1EUT09 |  
Senha: 306091 
 
Resumo: Partindo de uma questão de saúde pública, o suicídio, e de campanhas de saúde brasileiras, a Setembro Amarelo e a Janeiro Branco, foram analisadas 118 páginas veiculadas no jornal O Globo nos meses de setembro de 2014 e de 2020, e janeiro de 2015 e de 2021, encontradas a partir dos descritores de busca “suicídio” e “saúde mental”. Os marcos legais, a Reforma Sanitária e a Reforma Psiquiátrica brasileiras deram contorno à definição do suicídio enquanto uma questão de saúde pública que pode ser prevenida. As estratégias de comunicação e de informação foram vistas pelos limites, esgotamentos e silêncios nas formas de “fazer ver” o suicídio. Perguntas sobre as contribuições da Comunicação & Saúde guiaram a análise de mediações, de eixos narrativos e da circulação de sentidos reconhecidos nas páginas do jornal O Globo. E, com o objetivo de imaginar uma posição antimanicomial para o suicídio na interface Comunicação e Informação em Saúde, as práticas e os processos de comunicação foram colocados em questão pelas suas contribuições ao cuidado em saúde diante do suicídio. 
 


  
Título: Um estudo métrico da hanseníase: análise da produção cientifica de líderes e vice-líderes no diretório de grupos de pesquisa do CNPq 

Aluna: Carolina Rodrigues Barreiros da Silva
                                                                       
Orientadora: Márcia de Oliveira Teixeira (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Segunda Orientadora: Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
 
Banca: 
Titulares 
•    Drª Rosane Abdala Lins - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ  
•    Drª Laurinda Rosa Maciel - PPGPAT/COC/FIOCRUZ 
 
Suplentes
•    Drª Kizi Mendonça de Araújo - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ 
•    Drª Bianca Antunes Cortes - EPSJV/FIOCRUZ 
 
Data: 23/06/2022 – 5ª feira | Horário: 14h 

Sala Virtual: https://us06web.zoom.us/j/89937199101?pwd=Z2Rha1hmTkpuRStZVkZueXFNV3ZHUT09 |  
Senha: 792859 
 
Resumo:  A pesquisa possui como temática a análise da produção científica nacional em saúde e promove uma aproximação entre a Ciência da Informação e a Hansenologia brasileira. A hanseníase é uma doença negligenciada que permanece com níveis consideráveis de endemicidade no Brasil, sendo carregada de estigmas e com potencial de causar severas sequelas incapacitantes. Objetivou-se cartografar a produção científica sobre hanseníase publicada entre os anos 2001 e 2020 referidas nos currículos Lattes dos líderes e vice-líderes dos grupos de pesquisa das Ciências Biológicas e das Ciências da Saúde, atualizados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa. Através dos Estudos Métricos da Informação, os 49 grupos de pesquisa selecionados foram analisados quanto à sua distribuição temporal e distribuição geográfica. Os artigos sobre hanseníase de autoria dos líderes e vice-líderes foram avaliados nos quesitos tipologia documental, ano de publicação, país de origem dos periódicos, título do periódico, instituição de origem do autor (líder/vice-líder) e, com base nos descritores indexados para indicar o tema das publicações, por fim foi verificado quais descritores mais ocorreram. O Nordeste se destacou como a região do país que mais concentrou grupos de pesquisa e a Universidade Federal do Ceará como a instituição com a maior participação em publicações. Entretanto esse resultado é reflexo da metodologia empregada na seleção dos grupos de pesquisa e das publicações dos líderes e vice-líderes. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Não há lirismo no suicídio: Os números que assustam

No Brasil, foram 10.653 casos em 2014, o que coloca o país em oitavo lugar no mundo em relação aos casos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS