">
O Brasil é apontado como país de vanguarda no controle ao consumo de tabaco, desde que promulgou, em 23 de agosto de 2001, a Medida Provisória n.º 2.190-34, que obriga fabricantes ou importadores a incluir, nas embalagens de cigarro, advertências sanitárias acompanhadas de fotografias que ilustram as consequências do tabagismo para a saúde.
Em outubro deste ano, a Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entrou em contato com o Serviço de Comunicação Visual (SCV/Icict), convidando o setor para participar do projeto de Produção de Imagens de Advertências Sanitárias para maços de cigarro.
Segundo Mauro Campello, chefe do SCV, o projeto prevê a elaboração de um novo grupo de imagens, tendo como base o resultado de nova pesquisa sobre comunicação de risco e impacto populacional do consumo de tabaco. “Profissionais do SCV com experiência em comunicação visual foram convidados para fazer parte do grupo de 2013. Nossa meta é analisar as advertências já publicadas e criar um novo grupo de advertências sanitárias que será posteriormente normatizado e publicado”, antecipa.
Mauro afirma que o objetivo é criar novos conceitos visuais, que serão relfetidos em imagens produzidas e impressas nos maços de cigarro. “A intenção é desenvolver essas imagens por meio de uma ação conjunta que envolva a participação dos profissionais em discussões sobre o tema, a fim de que estajam aptos a elaborar essas novas”, afirma.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar