TVE Bahia exibe nova temporada documentários sobre saúde

por
TVE Bahia/Comunicação
,
15/09/2017

Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a TVE Bahia exibe uma nova temporada de documentários sobre saúde pública no Brasil no mês de setembro. São conteúdos que retratam diversos temas sobre a saúde e ciência no Brasil e fazem parte da programação da TVE, às terças-feiras, na faixa das 18 horas.

Os documentários são produções audiovisuais independentes e têm o objetivo de popularizar o acesso da população ao conhecimento em saúde pública, com temas de amplo interesse, e com a chancela da Fiocruz, uma das mais conhecidas e prestigiadas instituições de pesquisa do Brasil. No próximo dia 12, a emissora exibe o documentário Linha de Corte, que trata de um cenário de pouca visibilidade social, o impacto do trabalho pesado nos canaviais na saúde do trabalhador rural.

Para Flavio Gonçalves, diretor do IRDEB, a presença desse conteúdo na TV pública contribui para a formação do cidadão. “As produções da Fiocruz e do Selo Fiocruz abordam diversos aspectos da saúde com muita qualidade, diversidade e profundidade. Nossos telespectadores compreenderão melhor a saúde coletiva e o Sistema Único de Saúde. A comunicação pública na Bahia tem o compromisso de contribuir para a promoção da saúde e a democratização do conhecimento e das informações nesta área”, afirma.

No mês de agosto a TVE exibiu obras que retrataram temas como o nascimento na voz das mulheres, parto, violência obstétrica, impactos da doença de Alzheimer, além do debate sobre o crack, reunindo depoimentos de usuários, ex-usuários e especialistas em saúde pública que atuam na promoção da justiça.

Programação

Terça-feira, 19/09 - MULHERES DAS ÁGUAS
O documentário retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem. Destaca a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde.

Terça-feira, 26/09 - MUDANDO O MUNDO
Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para ajudar a contar a história de descobertas científicas na área da saúde que ajudaram a mudar o mundo. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emílio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre amarela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da doença de chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS) permite ao usuário solicitar cópias de vídeos de todo o acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS