Umberto Trigueiros toma posse no Icict para o quadriênio 2013-2017

por
Cristiane d'Avila
,
04/06/2013

Ao som de um Hino Nacional tocado em ritmos sonoros diversos, para surpresa da plateia, foi aberta ontem (3/6), às 14h30, a cerimônia de posse de Umberto Trigueiros Lima na direção do Icict (quadriênio 2013-2017). Participaram da mesa de posse a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, representando o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, e o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz, Paulo Garrido.

Estiveram presentes os vice-presidentes da Fiocruz Jorge Bermudez, Valcler Rangel e Claude Pirmez, o diretor do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), Carlos Maciel, o coordenador da Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Hermano Castro, o coordenador de Comunicação Social da Fiocruz, Wagner Oliveira, Rogério Lannes (editor da revista Radis/Ensp), Justa Helena Franco (Asfoc), e o vice-diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Valber Frutuoso, entre outros representantes de unidades da Fiocruz, funcionários do Icict e amigos pessoais de Umberto Trigueiros.

 

Após a execução do hino, Nísia Trindade ressaltou a criatividade do Icict na escolha de uma melodia que retrata a diversidade musical brasileira, marca inclusive da própria Fiocruz. “O Icict também inova quando complexifica o campo de comunicação e da informação científica, discutindo o acesso aberto e capitaneando o Repositório Institucional Arca, entre outras ações relevantes executadas na gestão de Umberto, que agora se renova para o enfrentamento de novos desafios”, destacou a vice-presidente da Fiocruz. Nísia também parabenizou a unidade pelo iniciativa de iniciar, na Fiocruz, as comemorações pelos 25 anos da Constituição de 1988 e do Sistema Único de Saúde, com aula aberta a ser realizada na próxima segunda-feira (10/6), sob a coordenação do pesquisador José Noronha.

Paulo Garrido, representando os trabalhadores da Fundação, ressaltou a importância do processo democrático na escolha dos dirigentes das unidades da Fiocruz. “Somos uma instituição estratégica de estado, e acredito que a renovação da gestão do Umberto reforça a valorização de sua conduta serena, mas firme. Nossa sociedade exige respostas rápidas no campo de comunicação e da informação em saúde”, afirmou Garrido.

Em tom emocionado, Umberto discursou por cerca de 15 minutos, agradecendo os colaboradores do Icict que o acompanharam nos últimos quatro anos. “Quero parabenizar os funcionários por sua participação nos eventos do dia-a-dia e nas eleições, pois assumiram seus compromissos. Ter conseguido apoio para mais um mandato, comprova que a política institucional cumpriu seu papel. Sinto orgulho de ser Fiocruz e muita honra de poder trabalhar com todos vocês”, enfatizou Umberto.

Em seguida, tomaram posse os vice-diretores de Comunicação e Informação, Rodrigo Murtinho, de Ensino e Pesquisa, Josué Laguardia, e o novo chefe do Serviço de Planejamento, Jacques Sochaczewski. Permanece no cargo a vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Adir Glüsing.


Perfis dos servidores empossados:

Josué Laguardia - Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), atualmente é pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS). É coordenador do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC).

 

Rodrigo Murtinho - Graduado em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense(UFF), é pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icicit). Desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas de Comunicação e suas conexões com a Saúde Coletiva e é parecerista da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis/Icict) e do periódico Ciberlegenda.

 

Adir Glüsing - Ingressou na Fiocruz por concurso, em 1996. Doutoranda em Ciência Política e Relações Internacionais no Iuperj e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição. Tem mestrado incompleto em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Assumiu a vice-direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional em 2011. Atualmente, coordena as atividades de cooperação internacional do Icict.

 

Jacques Sochaczewski - Doutorando em Política Social e Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal Fluminense (UFF), com término previsto em fevereiro de 2014. Mestre em Ciência Ambiental/Gestão (2004) e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (1979), ambos também pela UFF. Analista de Gestão em Saúde/Área Planejamento Estratégico do Icict.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS