Vídeos e ensino na mira da vice-presidência - encontro com Duca fomenta novas ideias no CICT

por
Rafael Cavadas
,
29/11/2005

Desde que Maria do Carmo Leal assumiu a Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, ela percorreu as unidades, buscando aproximar-se das ações e desafios para os próximos 4 anos de gestão. Ao passar pelo CICT, dia 03 de junho, Maria do Carmo, a Duca, se interou dos projetos estratégicos da unidade responsável por três das bibliotecas da Fiocruz. Da Videosaúde Distribuidora, com mais de 4 mil títulos, à área de ensino, desenvolvida desde a década de 1990, a visita permitiu que Duca falasse sobre as projeções para o quadriênio, que visam levar o ensino e a produção audiovisual da Fiocruz para países latinos e o continente africano.

Com acordos em andamento, para os novos 4 anos, a Fiocruz pretende ampliar suas parcerias para além das fronteiras nacionais. Segundo Duca, a América Latina possui poucas escolas formadoras de doutores e um grande número de países não possui nem doutores. “É uma situação muito crítica que a Fiocruz tem competência para contribuir”, afirma a vice-presidente.

Nesse sentido, o CICT apresentou os cursos de atualização e especialização desenvolvidos pela unidade, inclusive o Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS), pioneiro na América Latina, realizado, simultaneamente, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. O Curso de Atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde também foi citado por Duca como “uma grande iniciativa do CICT” que deve, cada vez mais, aproximar-se do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, em Manaus, pelas atividades afins. A vice-diretora, Janine Cardoso, firmou o interesse de ampliar a área, na unidade, para que até 2008 o CICT tenha não só curso de Latu Sensu, como também Stricto Sensu.

Com relação a Videosaúde Distribuidora, Duca se comprometeu a ir ao Departamento de Comunicação em Saúde (DCS) para conhecer de perto suas produções assim que visitar o prédio da expansão. Segundo ela, há um interesse em levar esses vídeos para o continente africano, carente de material didático em saúde pública. A perspectiva é que esse acervo sirva de suporte para os programas de educação à distância que a Fiocruz pretende firmar com países como a Angola. Pela experiência em franquias e videotecas o DCS foi convidado, informalmente, pela vice-presidente a participar do grupo de trabalho sobre o intercâmbio com o continente africano.

Projetos estratégicos do CICT como o recém lançado Portal Fiocruz e as bibliotecas da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Instituto Fernandes Figueiras (IFF) e Manguinhos também foram citados no encontro. Ilma Noronha, diretora da unidade, falou sobre convênios do CICT, como o firmado com a Opas/Bireme que deu origem a três bibliotecas virtuais em saúde (aleitamento materno, saúde pública edoenças infecciosas e parasitárias). Ilma reforçou a preocupação de perpetuar as bibliotecas como produtoras de pesquisa e não prestadoras de serviço e, nesse sentido, Duca elogiou a iniciativa de favorecer a produção do conhecimento.

O encontro apontou a continuidade dos investimentos em ações estratégicas para o campo da informação cientifica e tecnológica, bem como despertou para novas oportunidades e projetos. Ao se despedir do CICT, Duca comentou sobre a vontade do CICT em produzir material didático, dizendo que durante uma reunião com a Editora Fiocruz foi pensada uma forte indução para esse seguimento. “Fico muito feliz em ver que estamos pensando igual. É sinal que as idéias já estão maduras e só falta executa-las”, disse Duca.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS