">
No último dia do Encontro de Inovação na Gestão Fiocruz, realizado quinta-feira (8/10), no auditório do Museu da Vida, foram anunciados os três vencedores do Prêmio de Inovação na Gestão. O primeiro colocado foi o trabalho Credenciamento de Bancos de Leite Humano, inscrito pelo coordenador da Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, e sua equipe, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF).
Anunciado por Gadelha, o trabalho Credenciamento de Bancos de Leite Humano foi aclamado pelo público. “Há cerca de uma semana, eu estive em um evento em Brasília, em que a trajetória de toda a rede de bancos de leite humano foi considerada uma inovação extremamente significativa no campo da gestão pública e no campo também da cooperação internacional”, afirmou o presidente.
“Esse foi um reconhecimento desse projeto maravilhoso, capitaneado pelo Joao Aprígio. Um exemplo reconhecido no mundo todo. E agora, reconhecido também por este prêmio de Gestão”, disse Gadelha. Emocionado, João Aprígio discursou sobre o prêmio, que, para ele, significa o fechamento de um ciclo e o início de outro, de expansão. “Tudo isso só foi possível graças aos investimentos que a Fiocruz fez no campo da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e, sobretudo, no campo da Gestão”.
Chamado ao palco, o diretor do IFF, Carlos Maciel, também falou da experiência. “O orgulho de ser Fiocruz e receber este prêmio é que essa casa nos dá o direito de sonhar, mas também nos dá toda a oportunidade para realizarmos esse sonho”, disse.
Estavam inscritas 71 equipes de 21 Unidades da Fundação. Nos trabalhos, foram apresentadas diversas soluções inovadoras e relevantes para a gestão pública e para a sociedade, que foram avaliadas por uma comissão externa formada pelos professores Adelman Moreira Ribeiro, da Petrobras; Elton Fernandes, da Coppe/UFRJ) e Leonardo Justin Carap , da Fundação Getúlio Vargas.
Com o auditório lotado, a mesa composta pelo presidente da Fundação, Paulo Gadelha; pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC), Nísia Trindade; pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), Pedro Barbosa; e pelo vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR), Rodrigo Stabeli, saudou os presentes e iniciou a entrega dos prêmios.
O prêmio de segundo lugar, entregue por Pedro Barbosa, foi para o projeto Escritório de Captação: Uma Experiência de Desenvolvimento, Implantação e Consolidação, proposto por Odilon José Lino Filho, da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Coordenador do Escritório, Luis Donadio falou sobre a alegria de ter este trabalho reconhecido. “Gostaria de agradecer todos os amigos de caminhada que fazem com que este trabalho seja mais que um trabalho; seja um cumprimento vocacional, institucional, do qual a gente tem muito orgulho de fazer parte”, disse.
O terceiro lugar, anunciado por Nísia Trindade, foi para o trabalho Implantação da Gestão por Processos na Fiocruz: Alinhamento e Excelência Operacional, proposto pela equipe da Coordenação da Qualidade da Fiocruz (Presidência). O troféu foi recebido pela coordenadora da CQuali, Mirian Cohen.
Após o anúncio dos três trabalhos vencedores, os outros sete finalistas receberam uma menção honrosa e foram convidados ao palco. Um foto com as dez equipes, em total clima de confraternização, encerrou o evento que durou quatro dias.
A Assessoria de Comunicação do Icict recebeu menção honrosa pelo projeto "O uso de Redes Sociais On-line como estratégia de comunicação organizacional".
Leia mais sobre o Encontro e assista, ao lado, a matéria publicada pelo Canal Saúde, em seu Jornal da Saúde, sobre o evento.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar