VideoSaúde: Covid-19 em foco na programação de julho

por
Comunicação VideoSaúde
,
29/06/2021


Neste mês de julho, a programação da VideoSaúde aborda questões relacionadas à pandemia, como o aumento do número de casos de violência doméstica, a importância de evitar as fakes news, o contágio de idosos pela Covid-19, além de uma divertida animação para toda a família sobre a quarentena. Conta ainda, com dois episódios de conversa com a psicóloga e bibliófila Jaqueline Jesus na série Cientista no Carona. 

No programa especial, destaque para as condições de saúde que os trabalhadores migrantes nordestinos estão sujeitos nos canaviais das modernas usinas paulistas.

05/07, segunda-feira, 22h30 - Mulheres e isolamento: quando o domicílio não é lugar de paz | Saúde sem fake news | #fica em casa

Mulheres e isolamento: quando o domicílio não é lugar de paz

Como combater o problema do aumento da violência doméstica nesse período de confinamento? Para a doutora em Demografia pela Unicamp, Jackeline Romio, políticas públicas como a redistribuição de renda são necessárias para enfrentar a questão. Além disso, ações de cuidado e de apoio no âmbito das relações interpessoais podem ajudar na proteção às mulheres.

Saúde sem fake news

Para a Organização Mundial da Saúde, as notícias falsas (fake news) se espalham mais rápido e facilmente do que o novo coronavírus e são tão perigosas quanto. A equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica do Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia entrevistou Igor Sacramento, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, que fala sobre o fenômeno e dá dicas de como se proteger desse mal.

#fica em casa

Uma animação divertida, voltada para as crianças, que usa ilustrações do fundo do mar para explicar de maneira simples, o que é o coronavírus, por que nos proteger e como fazer?

Reprises:
07/07, quarta, às 22h30
09/07, sexta, às 22h30
11/07, domingo, às 21h30

12/07, segunda-feira, 22h30 - Cientista no Carona - Jaqueline Jesus, a psicóloga bibliófila - Parte I

No quarto episódio da web série Cientista no Carona a conversa será com Jaqueline Jesus, pesquisadora e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde estuda a saúde do trabalhador, diversidade no ambiente de trabalho, gênero e feminismo. Quando não está trabalhando, Jaqueline gosta de escrever e ler sua coleção de livros. 

Reprises:
14/07, quarta, às 22h30
16/07, sexta, às 22h30
18/07, domingo, às 21h30

19/07, segunda-feira, 22h30 - Cientista no Carona - Jaqueline Jesus, a psicóloga bibliófila - Parte II

Segue a carona com a psicóloga Jaqueline Gomes de Jesus! Vamos entrar na casa dela e ver quais são seus livros favoritos e suas publicações relacionadas à saúde do trabalhador, gênero e transfeminismo. 

Reprises:
21/07, quarta, às 22h30
23/07, sexta, às 22h30
25/07, domingo, às 21h30

26/07, segunda-feira, 22h30 - Anjos da pandemia | Bactérias resistentes a antibióticos e a Covid-19 |Idosos em tempos de Covid-19

Anjos da pandemia

Retrata o trabalho da equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde Dr. José Renan Oliveira Moreira, durante a pandemia de Covid-19, no bairro Parque Boa Vista, em Itabuna-BA. Em um dia chuvoso, a agente comunitária de saúde Zayra Lima se prepara para mais uma jornada de trabalho em meio à pandemia e narra desde a paramentação com os equipamentos de proteção individual até o retorno da jornada. O documentário destaca o atendimento remoto às famílias como estratégia para acompanhamento sem colocar em risco a vida dos usuários do serviço de saúde, bem como dos profissionais de saúde.

Bactérias resistentes a antibióticos e a COVID-19

Neste vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a Renata Cristina Picão, pesquisadora da UFRJ, sobre o uso inadequado de antibióticos durante a pandemia de Covid-19 que pode aumentar os casos de doenças causadas por bactérias resistentes a esses medicamentos, o que impede que aconteça um tratamento efetivo delas.

Idosos em tempos de Covid-19

Um grande número de idosos está em situação de vulnerabilidade no Brasil e a pandemia de Covid-19 agravou esse cenário. Muitos continuam saindo de casa para trabalhar, expondo-se ao novo coronavírus. Além disso, há fatores relacionados com a saúde mental no isolamento, a dificuldade de uso de tecnologias e o alto índice de analfabetismo na faixa etária. Em entrevista à equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Dalia Elena Romero Montilla, fala sobre o tema.

Reprises:
28/07, quarta, às 22h30
30/07, sexta, às 22h30
01/08, domingo, às 21h30

27/07, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial – Migrantes 

Documentário mostra a hipocrisia do discurso da "modernidade" no campo brasileiro e expõe a realidade dos migrantes nordestinos e os motivos que levam os jovens a migrarem de suas regiões para um trabalho árduo no corte da cana. Nos canaviais, eles ficam sujeitos a índices de produtividade que os colocam no limite de sua capacidade física.

Reprise: 
29/07, quinta-feira, às 23h

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

VídeoSaúde completa 33 anos com exibição de filmes e debate on-line

Evento em parceria com a Cinemateca do MAM e a Olimpíada de Saúde e Ambiente celebra aniversário da distribuidora audiovisual da Fiocruz

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS