VideoSaúde estreia REY, ciência em defesa da vida no Canal Futura

por
VideoSaúde (Divulgação)
,
06/05/2022

Em maio, a VideoSaúde estreia o longa-metragem ‘REY, ciência em defesa da vida’, mostrando a trajetória do médico parasitologista, Luis Rey, que dedicou grande parte da sua vida combatendo doenças em regiões mais afastadas e carentes em vários países. A programação ao longo do mês também conta com mais três documentários do selo Fiocruz Vídeo: ‘Herança social’, retratando a hereditariedade da tuberculose; ‘Crack, repensar’, que aborda a dependência química e ‘Saúde em trânsito’, que traz como tema a violência no trânsito, um problema de saúde pública no Brasil. 

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que aponta que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do país.

06/05 - sexta-feira, 23h | REY, ciência em defesa da vida

O documentário acompanha a trajetória de Luis Rey e as grandes contribuições deste cientista brasileiro para a saúde pública mundial. Ele foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisar pelo regime militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros.

Reprises:
08/05, domingo, 04h
08/05, domingo, 20h
09/05, segunda-feira, 03h
13/05, sexta-feira, 02h
14/05, sábado, 02h

08/05 - domingo, 01h37 | Herança social 

Uma doença antiga, estudada e negligenciada. O Rio de Janeiro é uma das capitais com mais casos de tuberculose. Mas por que para algumas pessoas a tuberculose é hereditária? Hereditária é a situação social. Os lugares mais pobres dos lugares mais ricos reúnem condições precárias de vida que propagam uma doença que não deveria mais existir. Ontem ou hoje a alvorada lá no morro nem sempre foi uma beleza. O documentário revela que há décadas partilhamos a mesma herança social. 

14/05 - sábado, 23h37 | Crack, repensar

Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário ‘Crack, repensar’, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública, acadêmicos, gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em uma sociedade dependente.

25/05 - domingo,  01h37 | Saúde em trânsito

A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. Depoimentos de usuários e profissionais discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Em maio, no Programa VideoSaúde Especial, Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira

Programação também inclui homenagem ao Dia Mundial do Trabalho, exibindo o documentário “Trajetos e trajetórias invisíveis na cidade”, onde motoristas e entregadores relatam as atividades cotidianas

Selo Fiocruz Vídeo incorpora três documentários e chega a 48 filmes em catálogo próprio

Editora Fiocruz disponibiliza os filmes. Documentários possuem audiodescrição e Libras, além de legendas em outras línguas

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS