">
A programação da VideoSaúde está repleta de temáticas importantes para a saúde coletiva, questões como habitação social, desenvolvimento infantil e Covid-19 são destaques para este mês. E ainda, homenagem para os povos originários e alerta para a conscientização no mês da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS).
Dezembro vermelho é a campanha que alerta para o cuidado e prevenção de ISTs, enfatizando a data, o Programa VideoSaúde exibe “Depois de ontem”, um drama ficcional que alerta para o uso de preservativos e a aceitação do tratamento. Em seguida, no mesmo episódio, o vídeo produzido pelo Programa Nacional de DSTs para as salas de espera de teste de Aids, com “Fique sabendo”.
Em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 10 de dezembro, a VideoSaúde destaca a importância da preservação de saberes, da terra e dos povos originários com o documentário “Saúde indígena: atenção diferenciada e políticas públicas para territórios indígenas”.
O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no canal 2.4 digital, TV aberta. Confira a programação completa abaixo.
Depois de ontem
A partir da história de um jovem casal, que decidiu ter uma relação sem preservativo, o filme trata das descobertas, medos, angústias e esperanças ao viver com HIV/Aids.
Fique Sabendo
Especialistas explicam a importância dos testes na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Reprises:
07/12, quarta, às 22h30
09/12, sexta, às 22h30
11/12, domingo, às 21h30
O documentário reflete os impactos do agronegócio no território tradicional indígena da comunidade Guarani-Kaiowá. Ressalta a importância da preservação da terra, dos costumes e da implantação de políticas públicas que defendam e garantam os direitos dos povos indígenas.
Reprises:
14/12, quarta, às 22h30
16/12, sexta, às 22h30
18/12, domingo, às 21h30
O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.
Reprises:
21/12, quarta, às 22h30
23/12, sexta, às 22h30
25/12, domingo, às 21h30
Ekobé: polifonias sob a ética do cuidado
O documentário apresenta a experiência desenvolvida no Espaço Ekobé ancorado no olhar dos seus atores protagonistas. O espaço constitui-se como um instrumento pedagógico de vivências de arte e educação popular apresentando as possibilidades de um modo de cuidar, mobilizando energias e experiências, tendo como referência a vinculação e amorosidade.
Brasil, aqui tem SUS - Araçoiaba-PE
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba, em Pernambuco, oferece oficinas para mães sobre técnicas de Shantala e ofurô para bebês. Essa experiência exitosa tem como objetivo proporcionar interação, estimulação, relaxamento para o bebê e, o mais importante, o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.
Covid-19: a adolescência em tempos de pandemia
A pandemia e o isolamento social impactam diferentes dimensões na vida dos adolescentes, afetando o psicológico e influenciando suas atitudes. Em conversa com o psicólogo Wanderlei de Oliveira, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, o documentário aborda as consequências da pandemia nos adolescentes.
Reprises:
28/12, quarta, às 22h30
30/12, sexta, às 22h30
01/01, domingo, às 21h30
O documentário mostra como a pandemia de Covid-19 escancarou para toda sociedade o problema crônico da habitação social no país. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil defende a implementação da Assistência Técnica Gratuita em Habitação de Interesse Social - ATHIS (garantida pela Lei 11.888/2008) como política permanente de Estado, tal como é o Sistema Único de Saúde (SUS).
Reprise: 29/12, quinta-feira, às 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar