VideoSaúde: trajetória de Noel Nutels e saberes indígenas são destaques na programação do Canal Futura em fevereiro

por
VideoSaúde (Divulgação)
,
02/02/2024

Em fevereiro a programação da VideoSaúde contempla o cuidado dos povos originários e os saberes indígenas compartilhados, apresentando dois títulos: “O índio cor de rosa contra a fera invisível”, acompanhando a expedição do sanitarista Noel Nutels, que dedicou sua vida à saúde dos indígenas, trazendo imagens inéditas de suas passagens pelos territórios e “Parteiras indígenas”, destacando a relevância e histórias de parteiras indígenas da região de Feijoal, na Amazônia. Na programação deste mês será apresentado o documentário “População em situação de rua”, onde mostra o trabalho desempenhado pelo Consultório na Rua do Jacarezinho, que atende pessoas em situação de rua.

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam, também, disponíveis, gratuitamente, na plataforma de streaming Globoplay.

Confira a agenda: 

5/2, segunda-feira, 3 horas - O índio cor de rosa contra a fera invisível

O sanitarista Noel Nutels percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos, filmando muitas de suas expedições. Em 1968, ele foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas.

Reprises:

6/2, terça-feira, 3 horas
10/2, sábado, 2 horas
20/2, terça-feira, 23 horas

16/2, terça-feira, 00h45 - Parteiras indígenas

O filme retrata as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas.

Reprise: 
18/2, domingo, 6 horas 

23/2, sexta-feira, 00h45 - População em situação de rua

O documentário apresenta a realidade das pessoas que estão em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho. A Política Nacional para a População em Situação de Rua nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.

Reprise:
25/2, domingo, 6 horas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS