Cooperação Internacional

Icict em escala global

A atividade de cooperação internacional é uma tradição na Fiocruz desde a sua criação, em 1900, quando foram desenvolvidas as primeiras ações em parceria com o Instituto Pasteur, na França. O Icict está alinhado a esta diretriz, por meio de acordos de cooperação internacional firmados com Austrália, Colômbia, Costa Rica, Haiti, Espanha, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A Fiocruz África, com sede em Maputo, Moçambique, é o escritório oficial da Fundação no continente africano, que tem como finalidade articular, acompanhar e avaliar os programas de cooperação em saúde desenvolvidos pelas unidades com os países africanos. Essas iniciativas vêm contribuindo para a reformulação dos institutos nacionais de saúde dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o fortalecimento de seus sistemas de saúde.  O Icict está diretamente envolvido em diversas atividades, sobretudo no que diz respeito à criação de modelos de comunicação e informação para as instituições africanas; à oferta de cursos de pós-graduação, de ensino a distância e de capacitações em serviço; e à implantação de bibliotecas e videotecas.

Angola

O Icict integra o projeto "Capacitação do Sistema de Saúde de Angola", financiado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores, que estabelece as bases para a cooperação Brasil-Angola no âmbito da Fiocruz. A unidade está envolvida, sobretudo, na implantação de uma biblioteca de saúde pública em Luanda, Angola. O suporte técnico do Icict inclui o reconhecimento e diagnóstico sobre os acervos bibliográficos e bibliotecas de saúde existentes no país, a avaliação da infraestrutura tecnológica necessária para o funcionamento das bibliotecas e a definição da instituição angolana mais adequada para a instalação da Biblioteca Central de Saúde Pública e da estação de Biblioteca Virtual em Saúde. A iniciativa também prevê o planejamento, junto ao Ministério da Saúde de Angola, de capacitações de técnicos em bibliotecas, principalmente em tratamento e classificação dos acervos e no acesso às fontes de informação.

Países Africanos de Língua Portuguesa

O Icict integra o Programa de Formação Técnica em Informação em Saúde para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste, desenvolvido em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, por meio de sua Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e de seu Instituto de Higiene e Medicina Tropical. A iniciativa é desenvolvida por meio da Biblioteca de Saúde Pública do Icict e da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a proposta é reforçar o quadro técnico em competências básicas no campo da informação técnico-científica em saúde nos cinco países envolvidos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Neste contexto, foram ministradas aulas de acesso e uso da tecnologia da informação para Bibliotecas e Centros de Documentação e traduzido. Outro resultado é a tradução e adaptação, para o Português, do Curso sobre Investigação em Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). A capacitação está estruturada em oito aulas, ministradas por docentes do Icict, da Ensp e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

América Latina, Caribe, África e Europa

Os bancos de leite humano integram a política de saúde pública brasileira desde 1985. Desde então, os resultados positivos com o aprimoramento da atenção à gestante e a recém-nascidos internados em unidades neonatais chamaram a atenção da comunidade internacional. Como resultado, a experiência brasileira na redução da mortalidade infantil e neonatal por meio da estratégia da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR/Fiocruz) se converteu em modelo internacional, aplicado em mais de 20 países da América Latina, Europa e África, por meio do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (iber-BLH/Fiocruz).

O investimento em tecnologias da informação e da comunicação para o aprimoramento da gestão e o treinamento de profissionais dos bancos de leite humano emergiram como prioridades para a rBLH-BR.  A estratégia foi a ampliação, para todos os bancos de leite do Brasil e dos mais de 20 países que compõem a cooperação internacional liderada pelo país (Iber-BLH), do Sistema de Produção da rBLH. Coordenado pelo Centro de Tecnologia de Informação em Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno do Icict (CTIBLH), o sistema reúne os dados cadastrais e de produção dos BLHs e Postos de Coleta da RedeBLH-Br e do Programa Iber-BLH, fornecendo dados estatísticos da produção de leite humano.

Assuntos relacionados

Cooperação Nacional

Parcerias institucionais com outras unidades da Fiocruz, o Ministério da Saúde e demais órgãos vinculados, além de instituições de ensino e pesquisa e movimentos sociais.

Programas Institucionais

O que são os programas institucionais

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS