">
Os meses à frente apontam para muitas incertezas, inclusive no cenário mundial. Fala-se em uma possível segunda onda do coronavírus na Ásia e Europa. E que o sistema financeiro mundial deve levar alguns anos para se restabelecer. Mas seguimos corajosos em nossos empenhos por dias melhores. Nosso olhar é para o futuro, sem perder a sapiência que o presente nos obriga. Então, prosseguimos conectados visando a manutenção das nossas relações pessoais e atividades regulares: trabalho, família, amigos, compromissos e entretenimento.
Percebemos a tecnologia da informação cada vez mais presente na realização de nossas tarefas. Foi preciso nos ajustar à nova e presente realidade. O isolamento social nos permitiu identificar necessidades e fragilidades. Isso exigiu uma melhor percepção de nossos sentimentos e uma ação rápida, adaptada, harmônica e coerente na vida pessoal, familiar e profissional. Por tudo isso, não desistimos de fazer o que é correto. Avançamos firmes em nossas medidas de proteção.
A VideoSaúde continua ao seu lado! Disponibilizamos para você e sua família uma programação relevante, rica em experiências e que desperta a vontade de aprender.
Este mês faremos vários destaques. Começaremos com uma produção da Fiocruz. O documentário faz uma abordagem sobre o coronavírus, suas características e estratégias de enfrentamento.
Ainda com foco na saúde, vamos relembrar o trabalho do Projeto Xingu e sua influência nas práticas voltadas para a saúde indígena. Em “ataque silencioso dos fungos” o infectologista Arnaldo Colombo fala da identificação e combate das infecções fúngicas. Em outro documentário, não menos importante, o também infectologista Guido Carlos Levi fala sobre imunização – vacina e seus benefícios.
A ciência também marca presença no retrato de cotidiano da cientista Rafaela Bruno, bióloga e percussionista, que durante uma carona conversa sobre sua profissão e sobre o seu dia a dia.
O Sistema Único de Saúde (SUS) também é destaque. Em “Bem-Te-Vi”, as ações compartilhadas com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia mostram um SUS que dá certo. O documentário “SUS em defesa da vida” destaca os princípios da universalidade e integralidade nesse olhar ampliado sobre a saúde, atuando na atenção básica, média e alta complexidade.
No programa especial exibiremos “Pedras, plantas e outros caminhos’’. O filme retrata uma exitosa experiência em saúde mental.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22h30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. É só se programar para assistir.
O vídeo traz estratégias de enfrentamento do novo coronavírus por meio de Estevão Portela Nunes, Vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz.
Reprises:
03/06, quarta, às 22h30;
05/06 sexta, às 22h30;
07/06, domingo, às 21h30
Diálogos entre saberes e sistemas de cura
O Projeto Xingu tornou-se referência na produção de conhecimento e práticas voltadas para o campo da saúde indígena, junto com outros esforços da universidade como a Cátedra Kaapora onde busca a troca de conhecimentos com grupos sociais não hegemônicos. O documentário é um trabalho de extensão universitária da Unifesp.
Perfil: Guido Carlos Levi
O documentário retrata a trajetória do infectologista Guido Carlos Levi que, ao longo de sua carreira, busca esclarecer os benefícios das vacinas e as causas e consequências de recusa à vacinação no Brasil.
Reprises:
10/06, quarta, às 22h30;
12/06, sexta, às 22h30;
14/06, domingo, às 21h30
O documentário retrata a ação dos trabalhadores da FESF-SUS, na Bahia, apresentando boas práticas e ações humanizadas que mostram um SUS que dá certo.
As filmagens ocorreram em unidades de saúde e casas de pacientes em diversas localidades, retratando serviços sob gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Reprises:
17/06, quarta, às 22h30;
19/06, sexta, às 22h30;
21/06, domingo, às 21h30
SUS em defesa da vida
Produzido e dirigido por Guilherme Castro, o documentário retrata a relevância e a abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população brasileira. Destaca o olhar ampliado sobre a saúde, atuando na atenção básica, média e alta complexidade. São depoimentos de brasileiros que descrevem suas experiências e o funcionamento do Sistema Único de Saúde.
O ataque silencioso dos fungos
Considerados inofensivos até alguns anos atrás, os fungos estão se mostrando mais resistentes aos medicamentos usados para combatê-los. O infectologista Arnaldo Colombo, da Unifesp, fala sobre a importância de reconhecer com rapidez as infecções fúngicas, muitas vezes confundidas com as causadas por bactérias.
Reprises:
24/06, quarta, às 22h30;
26/06, sexta, às 22h30
28/06, domingo, às 21h30;
Cientista no carona é uma web série que retrata o dia a dia de cientistas.
Em carona com Leandro Lobo, também cientista, aproveitam o percurso para um bate papo e relatos sobre o cotidiano dentro e fora da profissão cientista.
Reprises:
01/07, quarta, às 22h30;
03/07, sexta, às 22h30
05/07, domingo, às 21h30;
O documentário conta a história de um acompanhamento terapêutico (AT) feito por Thaís, a acompanhante e Ney, o acompanhado. O filme funciona como intercessor para que se possa contar esta exitosa experiência de cuidado a céu aberto e fazer proliferar outros saberes e práticas de cuidado e reinserção psicossocial, funcionando como um dispositivo ético, estético e político de resistência e produção de subjetividade e cuidado em saúde mental.
Reprise:
02/07, quinta-feira, 23h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.