Eleições Icict 2021 - Boletim: 03/05/2021 - Paulo Abilio

DIA DO TRABALHO - PLANEJAMENTO

Bom dia, Icict. Espero que todos estejam bem e com saúde.

Quero parabenizar a todos pelo dia do trabalho, comemorado no último dia 1º de maio. Dizer que todos temos desempenhado um grande trabalho, principalmente neste último ano pós- pandemia, onde foi preciso reinventar nossos modelos de horários, atenção, demandas e da própria forma de trabalhar. Apesar da pandemia fomos incansáveis nas entregas. Gostaria de dizer que tenho muito orgulho do trabalho de vocês. Apesar de ser um dia de festa. O Dia do Trabalho tem se tornado um dia de lutas também. Luta por melhores condições, salários mais justos, luta contra o assédio moral, contra o desrespeito aos trabalhadores, contra a truculência nas relações. Muitos problemas que ainda vivemos também nas nossas relações. É preciso mudar a cultura e são preciso muitas mentes e um trabalho convergente e colaborativo para superar tantas adversidades. Essa também será uma das nossas metas. Buscar de forma incansável: Respeito a todos, Valorização (não como discurso, mas como ação), Transparência nas relações e principalmente acolhimento. É preciso ver o outro para tornar nossas atividades melhores.

Hoje começamos a segunda semana da campanha que pode mudar de verdade o Icict, de um modelo cartesiano e tradicional, para um modelo mais alinhado a gestão moderna e dentro dos novos modelos de gestão administrativa e de planejamento ágil e baseada em cinco pilares: DIAGNÓSTICO (levantamento dos dados e evidências que subsidiem análise e tomada de decisão). IDEAÇÃO (identificação de possíveis soluções de alinhamento estratégico, revisão dos processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais que possam não só elevar o desempenho, mas melhorar a qualidade de vida das equipes de trabalho e das pessoas), ELABORAÇÃO (olhar de forma clara, objetiva, colaborativa e convergente das propostas de transformação de forma priorizada, debatida e acordada com todos os trabalhadores) IMPLEMENTAÇÃO (executar após o primeiro ano e na sequência da oficina de gestão o modelo de transformação) e ACOMPANHAMENTO (consolidar o modelo implementado através de monitoração e apoio continuo, permitindo as correções necessárias para a transformação). Todas essas ações serão feitas com a participação de todos e com acolhimento das ideias e sugestões. Esse modelo já é uma meta de futuro para governança compartilhada e ágil permitindo mais autonomia e transparência. Coisas que somos um pouco carentes.

Um outro ponto essencial é a construção urgente e necessária do nosso sistema integrado de gestão (SIGICICT), que pode e deve ser construído com apoio do CTIC como prioridade para esse novo ciclo agilizando os fluxos de trabalho, facilitando as informações e economizando fluxos. O sistema vai permitir ampla transparência das ações do Icict. Uma demanda reprimida a muito tempo.

Outro ponto essencial as nossas atividades do dia a dia é o PLANEJAMENTO - precisamos alinhar nossos Mecanismos de Planejamento: O modelo hoje é tradicional funcional, com atividades realizadas, a partir das informações e demandas pelos responsáveis diretos pelos setores e chefias, e entre estes e as vice-diretorias e a Direção. As informações estão concentradas muitas vezes em uma única pessoa, o que não deveria ser correto sob os aspectos de sobrecarga de trabalho. As informações podem se perder ou deixar de serem processadas em tempo hábil ou de logística. Certamente uma integração maior, alinhada ao sistema de gestão integrado e das atividades e demandas a serem desenvolvidas com maior transparência vai permitir maior convergência, colaborativismo e contribuição entre os setores gerando oportunidades para crescimento e resultados melhores.  Hoje falamos de Mecanismos de Coordenação Lateral (que não existem ou não estão modelados). E neste caso deveria ser empregada uma visão orientada por PROCESSOS. O mapeamento dos processos provê uma estrutura para que as demandas possam ser vistas por todos. Através do mapeamento é possível avaliar as mudanças que poderão provocar grandes impactos, definir padrões/procedimentos/e instruções de trabalho, além de termos uma visão total dos tempos de ciclos e dos indicadores. Muitos setores já têm seus processos modelados ou parcialmente modelados.

Continuamos no campo das propostas e de como enxergo e como pretendo fazer com a colaboração de todos. Mas importante que prometer que VAMOS fazer (que já vivemos isso a oito anos) promessas que não se tornaram concretas temos que dizer COMO.

PARE DE CRIAR DESCULPAS E CRIE SOLUÇÕES.

Vamos falar um pouco disso amanhã. Abcs em todos

Não tenha medo da mudança, sejamos a mudança.

 

Acompanhe a campanha através das redes sociais

Mande suas dúvidas e sugestões

https://linktr.ee/pauloabilioicict

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Paulo Abilio

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Eleições Icict 2021

O Icict torna público seu processo de eleição para o cargo de Diretor (a)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS