Eleições Icict 2021 - Boletim 06/05/2021: Paulo Abilio

ICICT PARA TODES

Hoje atualizo minha fala e minha logo de campanha. Ainda preciso aprender mais e mais sobre ser inclusivo. Ainda sou deficiente em minhas ações e minhas falas. É preciso ter humildade e coragem para reconhecer e aprender. Tivemos ontem entre outras reuniões, uma com o Coletivo 8M - Mulheres da Fiocruz. Que tem uma luta contra tantos silêncios e cicatrizes emocionais impostas a elas todos os dias por uma sociedade machista, patriarcal, preconceituosa, excludente e essencialmente assediadora. Que tentam de todas as formas descaracterizar e diminuir o papel da Mulher na sociedade e não reconhece as diferenças. É preciso maior enfrentamento e maior sensibilidade e compreensão em todas as nossas ações. É preciso melhorar nossas relações de trabalho avançando em conceitos, atitudes, ações que efetivamente possam diminuir essa cultura. Está no DNA da unidade, na nossa missão, valores e propósito a luta incansável contra todas as formas de Desigualdades, Pobreza, Preconceito, Assédio, Invisibilidade, Violência. E lutar pelo SUS, buscar a Transparência, a Inclusão, a Igualdade, Acessibilidade. Mas precisamos ir além disso, precisamos juntar esforços na luta contra essa desigualdade podemos encontrar a nossa voz Institucional nesta luta para ajudar as pessoas a encontrar as suas vozes na luta por uma igualdade que respeita as mulheres. Não só as mulheres mas para fortalecer as ações dentro do Icict do comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, na promoção da equidade de gênero, da diversidade sexual e das relações étnico-raciais na Fiocruz, em alinhamento com o posicionamento da instituição em defesa dos direitos humanos e do reconhecimento da pluralidade do povo brasileiro e de suas demandas.

Será um compromisso, não será mais que um compromisso. Criaremos o  NÚCLEO DA MULHER E PRÓ-EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA na estrutura organizacional para que possamos ajudar a TODES as pessoas a encontrar a sua voz, para que elas possam ajudar outras pessoas a encontrar suas vozes. Precisamos nos transformar e mudar. Este modelo tão patriarcal tem que acabar. Já falei em outro boletim no dia nacional da Mulher e reforço aqui meu compromisso de tentar formar um grupo de trabalho de mulheres que possam conduzir esse processo e essa transição. Entendo que esse é um bom momento para essa discussão e essa transformação. Temos que lutar e lutar até que possamos mudar a cultura e que os princípios do SUS sejam prevalentes em nossas ações e cultura.

Peço desculpas reconhecendo minha posição de privilégio de tantas ações patriarcas e machistas ainda existentes. Que isso acabe.

O que é COMUNICAÇÃO? - da internet “Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade”.  A comunicação é um direito intrinsecamente relacionado ao direito à saúde, no campo da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais instituições e movimentos sociais que atuam na área. Somos a unidade responsável por desenvolver produtos e serviços de comunicação. Nossas iniciativas muito mais do estudar a teoria, a história e as principais tendências da comunicação na sociedade atual, sua atualização  e mudanças constantes e diárias no surgimento de novas formas e vozes e redefinição de valores da sociedade, e nas práticas e sensibilidades  relacionados à saúde. em dia. Não nos basta somente ser uma pessoa, um gestor ou uma organização que pregue a comunicação, são necessárias a realização, a execução apaixonada e a contribuição significativa, em uma ordem de grandeza e dimensão diferentes. Eu vivo a comunicação diariamente, nas aulas, atendimentos, apoios, conversas, ações. Covey no seu livro “Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes” afirma que os novos desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossas vidas e relacionamentos pessoais, em nossas famílias, em nossas vidas profissionais e em nossas organizações são de uma ordem de grandeza diferente e exigem uma nova atitude mental, uma nova habilidade, um novo conjunto de ferramentas um novo hábito. É preciso encontrar a própria voz e inspirar outros a encontrar a deles. Nós fazemos isso. Mas podemos e devemos ampliar nosso horizonte. Temos um cenário que com toda certeza será desafiador, talvez seja difícil, e até restritivo. Mas também acho que será um tempo de ressignificação dos nossos conceitos, relações, governança, entendimentos. Um caminho que nos leve da dor, cicatrizes, silêncios e frustração, à realizações, à relevância, ao significado e à contribuição efetiva a um novo Icict, um novo mundo, de novos dias não apenas no trabalho e na organização, mas em toda sua vida. Precisamos essencialmente ser Feliz.

CONVIVER, COLABORAR, CONECTAR, TRANSFORMAR PARA A GENTE SE RECONHECER  

Abcs em todos

Não tenha medo da mudança, sejamos a mudança.

Acompanhe a campanha através das redes sociais

Mande suas dúvidas e sugestões

https://linktr.ee/pauloabilioicict

Texto de responsabilidade exclusiva do candidato.

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Paulo Abilio

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Eleições Icict 2021

O Icict torna público seu processo de eleição para o cargo de Diretor (a)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS