Eleições Icict 2021 - Boletim: 22/04/2021 - Paulo Abilio

Por que resolvi me candidatar ao cargo de diretor do Icict? 

Não é sobre o cargo, é sobre a vontade de mudança, é sobre não se acomodar, é sobre querer, de fato, fazer parte, entendendo que neste processo, não é possível caminhar sozinho. É estar num lugar que efetivamente fale sobre NÓS. 

Enquanto podemos nos acomodar, o mundo nos desafia. Ocupar um espaço que carrega o peso das críticas não me desanima, ao contrário, me motiva. Tenho 15 anos de Fiocruz, mas a Fiocruz faz parte da minha vida há 53 anos. Nos últimos 25 foi crucial na vida da minha família. A ciência ajudou meu filho a sobreviver. Carrego gratidão e orgulho por ocupar um espaço de trabalho dentro das infinitas possibilidades que a Fiocruz possui. E se ela pode mudar tanto a vida das pessoas, o que Eu, enquanto trabalhador, que nunca fugi de desafios, posso fazer para me sentir ainda mais integrado? Como trazer para minha rotina este sentimento de pertencimento de quem carrega este lugar no coração, cheio de histórias afetivas, conquistas, perdas, lutas, lugar de esperança? 

Fazer diferente a partir do olhar coletivo, essa é a premissa da minha campanha. Dar a oportunidade de debatermos sobre o que queremos fazer e como podemos ser reconhecidos não só na comunidade interna, mas principalmente junto à sociedade, tendo como pilar a nossa missão institucional e o nosso compromisso com a comunicação e a informação em saúde, com o Sistema Único de Saúde, trabalhando a partir das muitas realidades e diversidades. 

Este é o momento mais desafiador da nossa história. Ele clama para que tragamos luz às reflexões que nos pautam no íntimo. Muitos sentimentos nos tangenciam e somos um corpo institucional formado por pessoas que acumulam experiências, saberes, desejos, medos. Será que todo este potencial tem sido aproveitado para que tenhamos dias menos turbulentos? * Não acredito que devamos carregar silêncios, mas propiciar debates*. E mais do que isso, aproveitar circunstâncias como as de agora, para sim, propormos mudanças, alavancarmos ideias, representarmos e ecoarmos outras vozes. Sem medo do desafio, nem das críticas. 

Busco novas relações de trabalho, mais acolhimento, mais colaboração, mais sensibilidade nos nossos processos cotidianos. Propiciar mudanças curtas, médias e de longo prazo que reverberem em destaque ao corpo que forma a nossa unidade dentro da Fiocruz. 

O Icict é a minha casa, onde fiz amigos que carrego para a vida toda, onde pude desenvolver projetos, aprender, ensinar. Um lugar que pode sim fazer a diferença, se começar a fazer diferente. Hoje somos referência em comunicação e informação em saúde porque desenvolvemos este espaço a partir da vontade, dedicação e oportunidade que algumas pessoas tiveram. Então, esta é a hora de termos todos a oportunidade de apresentarmos o nosso melhor, compondo este real olhar de mudança. E é essa a chance que eu peço, que você se junte a mim, nessa jornada desafiadora, porém possível, porque não estamos sós. Seja a mudança. Venha caminhar comigo!

Acompanhe a campanha através das redes sociais 
Mande suas dúvidas e sugestões 
https://linktr.ee/pauloabilioicict

Texto de responsabilidade exclusiva do candidato.

 

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Paulo Abilio

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Eleições Icict 2021

O Icict torna público seu processo de eleição para o cargo de Diretor (a)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS