Eleições Icict 2021 - Boletim: 22/04/2021 - Rodrigo Murtinho

Por que prosseguir à frente do Icict?

Caros trabalhadores, bolsistas e estudantes

O processo eleitoral para Direção do Icict, neste 2021, ocorre em condições inéditas. Em meio à maior crise sanitária já vivida pelo país. Com a necessidade de prosseguirmos em distanciamento social. Em meio às incertezas que rondam o campo político, econômico e social. E, também, num momento em que a Fiocruz alcança enorme projeção, como elemento indispensável para o enfrentamento dessas crises. É nesse contexto que, depois de conversar e receber o incentivo de diversos profissionais da nossa unidade, resolvi me candidatar à reeleição. Não poderia me eximir da responsabilidade de dirigir o Icict em um momento tão importante e delicado. Os desafios são enormes. Para enfrentá-los, vamos precisar de alguns ingredientes: experiência, solidariedade, participação, unidade. Integração não apenas interna, mas também com a Fiocruz e com a sociedade.

Liderar o Icict, nos últimos quatro anos, representou um desafio ainda maior do que eu imaginava. Às limitações e obstáculos do dia a dia, somaram-se as dificuldades inimagináveis trazidas pela pandemia.

Mas por que, afinal, prosseguir à frente do Icict?

Justamente porque acredito que a experiência na gestão do instituto e o prosseguimento de um projeto institucional coeso são essenciais para garantir que atravessemos essas crises, honrando nosso compromisso com a sociedade brasileira e cuidando do bem-estar de nossos trabalhadores.

Posso citar alguns exemplos de como, nos últimos quatro anos, avançamos no projeto que temos construído juntos. O Icict — um instituto ainda muito novo, se comparado às demais unidades da Fiocruz — conquistou maior visibilidade e fortalecimento. Buscamos estar mais integrados à Fiocruz e à sociedade. Enfrentamos as limitações orçamentárias com a conquista de recursos extra, por meio de projetos em inúmeras frentes. Estamos fortalecendo o Ensino, com a construção do nosso Projeto Político-Pedagógico. Estruturamos a editoria científica, dando maior estabilidade à Reciis e ampliando o escopo do trabalho nessa área. Promovemos ações diversas em defesa do SUS e dos Direitos Humanos. Ampliamos as atividades relacionadas à saúde do trabalhador. E esses são apenas alguns exemplos.

Nossos espaços físicos e infraestrutura em geral prosseguem sendo um desafio enorme, mas avançamos muito na busca por melhorar suas condições. Conquistamos o espaço do quarto andar da Expansão, hoje usado para as atividades do Ensino. Houve melhorias no parque tecnológico, com a aquisição de equipamentos. Enfrentamos com êxito problemas como a fragilidade de algumas de nossas instalações. 

Promovemos maior integração entre os setores, com incentivo à execução de projetos em conjunto. Sabemos que essa integração ainda precisa ser estimulada e alimentada. Por isso, “integração” é uma das palavras-chave de nossa campanha.

E, apesar das condições tão adversas, conseguimos estruturar um trabalho coordenado para o enfrentamento da covid-19, como mostra o impacto de nossas pesquisas e ações realizadas nos últimos 13 meses.

Temos inúmeras propostas para os próximos quatro anos. Nosso programa, porém, é aberto. Isso significa que estou convidando cada um de vocês a colaborar com a construção de um projeto coletivo para o Icict. Um projeto que envolve os objetivos estratégicos que tanto debatemos nos últimos quatro anos, e que será consolidado no Plano Estratégico. Um projeto que leve em conta a necessidade de aprimorar a gestão e de aperfeiçoar os mecanismos de governança institucional, tendo a gestão participativa como um princípio fundamental. E, por isso, um projeto que quer ouvir cada um de vocês.

Para ler nossas propostas iniciais, saber mais sobre a campanha e colaborar com suas ideias, acesse nossas páginas nas redes sociais, envie um e-mail ou entre em contato. Estamos na escuta.

Conto com vocês.

Rodrigo Murtinho
Planejamento, Integração, Solidariedade
Facebook: @RodrigoMurtinho.Icict2021
Instagram: @rodrigomurtinho.icict2021
E-mail: rodrigodiretor2021@gmail.com

Texto de responsabilidade exclusiva do candidato.

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Rodrigo Murtinho

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Eleições Icict 2021

O Icict torna público seu processo de eleição para o cargo de Diretor (a)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS