Eleições Icict 2021 - Boletim: 26/04/2021 - Paulo Abilio

REINVENTANDO O MODELO DE GESTÃO DO ICICT

O modelo do sistema de governança e gestão da Fiocruz possui destaque singular no âmbito da administração pública brasileira por estar estruturado com princípios, práticas participativas e democráticas incorporadas nos processos de tomadas de decisões corporativas, resultando em deliberações COLEGIADAS e essencialmente DEMOCRÁTICAS E COLABORATIVAS, em todos os níveis da estrutura organizacional. 
É preciso considerar que vivemos um ciclo dicotômico, de luto pelas perdas provenientes da pandemia de Covid-19 e de luta, renovação e expectativa, na imunização, nas instituições públicas, no Sistema Único de Saúde, e principalmente, em seus inúmeros trabalhadores incansáveis no apoio à sociedade. 
Neste cenário, mais do que nunca, precisamos reforçar uma perspectiva de mundo pautada na afetividade, no acolhimento e nas relações mais humanizadas. Considerando que o Icict tem por missão participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos governamentais, entendo que, o processo gestor deve assegurar esse compromisso social e institucional balizado na PARTICIPAÇÃO COLETIVA de forma transparente, eficiente e eficaz.
Para implementar e exercer o protagonismo desta importante missão de conduzir políticas institucionais voltadas às áreas da comunicação e a informação em saúde, já pensando no período pós-pandemia e nos seus impactos sociais e emocionais para os trabalhadores e para a sociedade, é preciso refletir, dialogar e formular um projeto para a Unidade, considerando as necessidades institucionais nesses campos, e ao mesmo tempo, estruturar as nossas ações para que elas sejam desenvolvidas e continuadas. É fundamental estruturarmos um planejamento factível, sólido, objetivo e responsável, que preconize o todo e não ações isoladas ou pontuais.  
Planejamento é fundamental para o alcance de metas e a reavaliação das mesmas. É urgente a realização da assembleia geral da unidade e o chamado para OFICINA DE GESTÃO, ainda no primeiro semestre, para que possamos nortear as ações a fim de elaborarmos do nosso plano quadrienal. 
Destaco alguns pontos que vamos fazer, juntos, de forma colaborativa, com o diálogo amplo e coletivo, respeitando acima de tudo o indivíduo, seu valor, sua expertise, suas angústias, aspirações e o caráter de cada trabalho. Iniciaremos ainda em 2021 o MAPEAMENTO DOS PROCESSOS E SERVIÇOS, verificaremos a necessidade de revisão da estrutura organizacional da Unidade e, a partir deste trabalho e de seu diagnóstico, criaremos uma proposta de discussão ampla de forma COLABORATIVA E PARTICIPATIVA.
Mais importante do que falar o que será feito, é sinalizar como. Para a Oficina de Gestão optaremos por um modelo em trabalho ágil (com metodologia Scrum, Design sprint, Design thinking, diagrama de protótipo e facilitação externa), utilizando ferramentas online, respeitando ainda o período que estamos vivendo de pandemia. A proposta é que esta oficina de gestão seja revisada em 2023. 

É necessário, a partir do novo ciclo e em função das situações e demandas sociais, ampliar a discussão sobre as atribuições, missão e valores no âmbito interno da Unidade e nas discussões do próximo Congresso Interno – a oficina de gestão será o campo inicial desta discussão no primeiro ano de mandato. 
Cabe ao novo ciclo gestor, buscar diretrizes e condutas mais participativas, voltadas para resultados e baseadas nos chamados valores humanistas, princípio de gestão que faz do ser humano o objeto e a medida – levando em conta que o potencial de desenvolvimento de cada pessoa é inesgotável e pode ser canalizado para os objetivos da instituição, em um ambiente democrático, acolhedor, respeitando os direitos individuais, com valores éticos elevados, transparência e oportunidades de realização pessoal e profissional.
Pontos essenciais e premissas:  
- Maior integração do modelo de governança e maior participação da comunidade interna.
- Alinhamento com a cultura organizacional da Fiocruz de discussões democráticas, decisões coletivas e autonomia na identificação e cumprimento das atividades consideradas pertinentes à missão da unidade.
- Aumentar os mecanismos de informação administrativos e da gestão, com maior transparência para os trabalhadores, porque tudo é público e somos uma Unidade de comunicação e informação. 
- Gestão orçamentária – é o meio para cumprir nossos objetivos: mapeamento/diagnóstico imediato das necessidades de curto / médio / longo prazo, de todos os setores/salas/serviços/laboratórios/pessoas – definição compartilhada/consensual das prioridades dentro do organograma de metas físicas transparentes e isonômicas – tudo precisa ser corrigido e todos os setores e pessoas devem ser beneficiados com melhorias. Orçamento previsto e discutido, apresentação da proposta de valor previsto e o que cada área possa apresentar suas prioridades de compra.
- Gestão de Projetos - Fomentar a cultura de projetos alinhados com a missão da Unidade de forma clara e objetiva para a geração de produtos ou ativos que possam ser incorporados às rotinas e que ofertem melhoria à população, ao SUS, ao Icict e à Fiocruz, estimulando e fomentando a ampla participação e auxiliando os colaboradores nas suas ideias, na elaboração de projetos e no desenvolvimento e na entrega de produtos.
- Alinhamento institucional com critérios e parâmetros utilizados pela Fiocruz na captação de recursos externos. Criação de critérios e orientações construídos coletivamente, e após esta etapa, estes serão divulgados junto ao corpo de trabalhadores da Unidade para que possam se inserir nos fluxos de oportunidades previstos e/ou conhecidos.

Meu desejo principal é uma Gestão de portas abertas, participativa, acolhedora e PARA TODOS. Mais uma vez afirmo que, não é sobre ser diretor e não é sobre o cargo de diretor. Mas sim sobre todos nós, sobre o que queremos, o que pode ser mudado e como podemos fazer uma gestão efetivamente para todas as pessoas.

Não tenha medo da mudança, sejamos a mudança. 

Acompanhe a campanha através das redes sociais 
Mande suas dúvidas e sugestões 

https://linktr.ee/pauloabilioicict


Texto de responsabilidade exclusiva do candidato.

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Paulo Abilio

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS