Eleições Icict 2021 - Boletim: 28/04/2021 - Rodrigo Murtinho

FORTALECIMENTO DO PROJETO INSTITUCIONAL DO ICICT

  • Consolidar o projeto institucional do Icict como unidade técnico-científica da Fiocruz, fortalecendo e qualificando de forma permanente as atividades de pesquisa e ensino e a atuação nas áreas de comunicação e informação.
  • Dar continuidade e finalizar o processo de construção do Plano Estratégico do Icict.
  • Promover a integração dos diferentes setores do Instituto, através do estímulo a projetos que envolvam ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. E, também, às atividades relacionadas à informação e à comunicação, potencializando ainda mais a nossa atuação.
  • Fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, integrando diferentes áreas do Instituto, através de um programa de indução – incentivo financeiro e apoio gerencial.
  • Fortalecer o Ensino como área estratégica para o desenvolvimento e a consolidação do projeto institucional do Icict.
  • Fortalecer a assessoria de pesquisa e o núcleo de projetos como áreas estratégicas para o desenvolvimento e a consolidação do projeto institucional do Icict.
  • Ampliar a articulação institucional do Icict com as demais unidades, a presidência da Fiocruz, outras instituições governamentais e a sociedade, na busca por efetivar projetos e ações que fortaleçam a missão e os objetivos do Instituto.
  • Defender os interesses do Instituto junto à presidência, sobretudo em relação ao seu protagonismo na Fiocruz, nas áreas em que atua, e ao orçamento e à infraestrutura (o que inclui os desafios do espaço físico).
  • Atuar junto à Presidência da Fiocruz e ao Governo Federal para garantir a sustentabilidade política e financeira dos Programas Institucionais sediados no Icict.
  • Articular o projeto de Desenvolvimento Institucional (plano estratégico) ao Plano de Capacitação e à formação permanente de gestores.
  • No plano de capacitação, incentivar a formação de especialistas, mestres e doutores nas áreas e temas estratégicos para o Icict.
  • Construir e implantar um projeto de Desenvolvimento Institucional que integre as subunidades em processos de trabalho.
  • Aperfeiçoar os mecanismos de governança institucional tendo a gestão participativa no Icict como um princípio fundamental. Este aperfeiçoamento passa pela revisão do funcionamento do Conselho Deliberativo do Icict e dos Conselhos de Serviços, além da criação de formas mais eficazes de comunicação das deliberações destes.
  • Planejar e buscar recursos para a atualização permanente do parque tecnológico.
  • Como parte do plano estratégico, analisar, propor e promover adequações na estrutura organizacional necessárias as novas demandas institucionais e da sociedade.

“Daqui a poucos dias, os servidores do Icict estarão mais uma vez colocando em prática essa importante conquista da Fiocruz, a democracia participativa e elegendo o Diretor do Icict para o período de gestão que vai até 2025. O momento é muito grave e desafiador para a Fiocruz e para o Icict, enfrentando uma conjuntura política extremamente desfavorável, além da situação trágica da pandemia do Covid 19. É hora de fortalecermos nossa unidade acima de tudo e de muita responsabilidade. Como ex-diretor do Icict e também como servidor que fui por muitos anos desse Instituto tão inovador e produtivo para as políticas de informação e comunicação da Fiocruz, tenho um grande compromisso com o presente e o futuro do Instituto. Quero que o Icict mantenha sua postura militante em defesa da comunicação pública e da informação como direitos humanos e democráticos inalienáveis. Quero o Icict avançando sempre na pós-graduação, inovando na tecnologia, defendendo o acesso aberto. Confio em Rodrigo Murtinho para defender esses princípios. Rodrigo demonstrou no seu primeiro mandato uma correta e transparente condução do Icict e seu compromisso com a unidade da Fiocruz, com o fortalecimento do SUS e com a defesa da democracia e tem o meu apoio para o desafio dessa nova jornada.”

Umberto Trigueiros, jornalista, ex-diretor do Icict

“Tenho grande admiração pelo trabalho que Rodrigo Murtinho tem realizado a frente do ICICT. É um gestor sério, transparente e respeitado, que veste a camisa da saúde pública e tem projetado de forma competente o trabalho do Instituto. Causou grande impacto na comunidade cientifica, o projeto da “Coleção Memória Viva”, coordenado por Rodrigo que promoveu a reedição do livro “O Massacre de Manguinhos” de Herman Lent, que descreveu de forma marcante os episódios que levaram a cassação dos 10 cientistas do Instituto Oswaldo Cruz em 1970. São momentos sombrios da nossa história para não serem esquecidos pelas novas gerações. Acredito que nesses 35 anos do ICICT, será muito importante para a Fiocruz a reeleição de Rodrigo.”

Renato Cordeiro, pesquisador Emérito da Fiocruz e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências

AGENDA DE CAMPANHA ATUALIZADA

Nas próximas semana faremos reuniões para conversar sobre as propostas e ouvir preocupações e demandas dos diferentes setores. Anote na agenda e participe da reunião da campanha com o seu setor! Os links serão enviados para as chefias, que ficarão encarregadas de repassar ao seu setor.

Dia 28, quarta-feira

10h – Gestão

15h – Multimeios [Será remarcada]

Dia 29, quinta-feira

10h – Ascom

15h – CTIC, seções de informação e comunicação

Dia 30, sexta-feira

10h – CTIC, seções de desenvolvimento e infraestrutura

 

Dia 03, segunda-feira

14h – Biblioteca de Manguinhos

Dia 04, terça-feira

10h – Laboratório de Informação e Saúde (LIS)

15h – Ensino

Dia 05, quarta-feira

10h – Biblioteca de Saúde Pública

14h – Gestão de Acervos

15h30min – Rede de Bibliotecas

Dia 06, quinta-feira

10h – Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança

15h – Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS)

Dia 07, sexta-feira

14h – Editoria Científica e NIT

 

Colabore com o PROGRAMA ABERTO e participe da nossa campanha!
Nosso programa-base está disponível em: https://www.icict.fiocruz.br/eleicoes-2021-perfil-do-candidato-rodrigo-murtinho
Mande um e-mail com as suas propostas e siga nossos perfis nas redes sociais.

Texto de responsabilidade exclusiva do candidato.

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Rodrigo Murtinho

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS