Eleições Icict 2021 - Boletim: 29/04/2021 - Paulo Abilio

QUANTO VALE O SEU TRABALHO?

Bom dia, amigos, do Icict. Espero que todos estejam bem e com saúde.

Uma das questões que tem sido pontuado em nosso projeto de Gestão, (nosso, por que todas as falas e sugestões tem sido incorporadas ao projeto e em todo ciclo, a gestão portas abertas e para todos sempre vai ouvir as opiniões e sugestões e incorporadas), se referem a carência de equipamentos,  materiais, pessoas, infraestrutura e desigualdades. Muitas destas questões passam pelo tão pouco ou nada falado (parece até algo proibido) ORÇAMENTO. 

Nosso orçamento tem muitas complexidades e recebe recursos da LOA  (Lei de orçamento anual) e extra LOA. Infelizmente a tempos temos um dos menores orçamentos dentre todas as unidades da Fiocruz.  Então como mudar isso?  Certeza absoluta que não é algo fácil.

Como melhorar o nosso orçamento, passa por saber o valor do seu trabalho, do tempo destinado a ele, dos insumos necessários a realização dele e do produto final. Precisamos PRECIFICAR todos os nossos trabalhos e produtos. Quanto custa um site? Um sistema?  uma transmissão? Um desenvolvimento? Ah Paulo, mas nós já somos pagos pra isso! É a nossa missão! Está no nosso escopo. Sim está.  Mas se não soubermos quanto vale o serviço de vocês na elaboração, desenvolvimento construção e sustentabilidade de uma entrega, como vamos saber quanto precisamos.  Certamente nosso trabalho é pago por nossos salários a muito defasados e dos nossos colaboradores terceirizados nem se fala (salários menores e diferentes e sem plano de melhoria). Mas e o restante de onde vem?

Bom voltamos ao como fazer. Neste primeiro ano em paralelo a Oficina de gestão, vamos começar a mapear os processos e dentro deste trabalho teremos a possibilidade de verificar quanto custa fazer uma pesquisa, um desenvolvimento, uma transmissão, entre outros tantos muitos trabalhos de base invisíveis aos olhos da Gestão.  Temos que saber exatamente o quanto custa para assim podermos apresentar as instâncias superiores a nossa defasagem.  Falar em ampliação de orçamento não é bater na porta da nossa mãe e pedir aumento da mesada. É preciso precificar e justificar.  Assim teremos possibilidade de nos próximos anos ter ganhos reais e diminuir um pouco estas reclamações,  que sim são justas e que na maioria das vezes não tem nenhum lado bom e nenhuma valorização. 

Amanhã continuamos nosso bate papo de como fazer.

Mas escrevendo esse texto me lembrei do conto da sereia, que atrai as pessoas com lindas estórias, lindas justificativas, lindos cenários futuros e entrega realidades não tão belas assim.

Ate quando vamos cair no conto da sereia.

Deixo aqui minha mensagem de força, carinho, alegria e esperança pra nossa amiga Nalva pela sua recuperação. Todos ficaram felizes quando a notícia chegou em meio a reuniões.  Fique bem minha amiga Nalva. Sinta-se acolhida por todos nós.  Aproveito para me silenciar por tantas perdas de familiares.  Me desculpando por não ter mandado uma msg, na maioria das vezes não ficamos sabendo.  Mas quando fico sabendo sempre penso em minhas orações pelo melhor de todos nós neste momento.  Vamos superar.

Abcs em todos

Não tenha medo da mudança, sejamos a mudança.
Acompanhe a campanha através das redes sociais
Mande suas dúvidas e sugestões
https://linktr.ee/pauloabilioicict

Assuntos relacionados

Eleições 2021 - Perfil do Candidato: Paulo Abilio

Área estabelecida pela Comissão Eleitoral para divulgação do perfil do candidato, currículo ou memorial e apresentação de propostas

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS